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      Aprenda a se destacar nos marketplace para vendas do final do ano!

      O marketplace está ligado diretamente com as vendas no formato online. Sendo uma plataforma onde diferentes lojas anunciam seus produtos, que podem ser semelhantes em muitos casos, e os clientes possuem uma maior opção de escolha. 

      Principalmente porque dentro do marketplace o mesmo produto pode ter preços diferentes, o que alimenta ainda mais a competição dentro do mercado por parte das lojas participantes na busca de conquistar a atenção e a compra do cliente. 

      Por exemplo, dentro de um marketplace pode-se ter um expositor pizza ofertado em diferentes valores e até promoções, o que transforma ainda mais a competição presente no marketplace para a loja se destacar ao consumidor. 

      Com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, o marketplace se transformou em um canal de vendas utilizado para clientes que desejam encontrar o produto desejado com outras condições de pagamento do comércio tradicional. 

      Somado a fatores como comodidade e opções variadas, este modelo de venda vem crescendo cada vez mais e proporciona que tanto clientes quanto lojistas possam estar satisfeitos com o que é desejado. 

      Em períodos sazonais do mercado, como as festas no final do ano, preparar-se para o destaque dentre tantas lojas que oferecem o mesmo produto em outras condições é fundamental para o empreendedor.

      Por isso, é necessário conhecer o quão importante o marketplace é para vendas e apresentar dicas para se destacar em meio a tanta concorrência na venda de macacão de festa infantil.

      Entender como esse modelo funciona aumenta as chances das vendas ultrapassaram os níveis desejados aumentam em bons percentuais. 

      Os formatos de marketplace

      Dentro do marketplace, há diferentes formatos de negócios que uma loja pode estabelecer para elaborar suas estratégias de mercado, sendo B2B, B2C e até mesmo C2C. 

      Também denominado como business to business, o formato B2B é quando um empreendimento vende para outro empreendimento, ou seja, uma relação de empresas com outras empresas ou fornecedores. 

      Este modelo dentro do marketplace está ligado com a comparação de preços, qualidade e até mesmo a capacidade para logística que o negócio oferece, sendo uma forma até mesmo de reduzir os custos e uma parceria ser estabelecida posteriormente. 

      O formato de business to consumer ou B2C é um dos mais tradicionais do mercado. Estabelecido entre empresas que vendem direto para consumidores, o marketplace nestes casos ajudam a impulsionar as vendas. 

      Já o modelo C2C ou consumer to consumer é realizado entre os consumidores vendendo produtos entre si. Por exemplo, um revendedor de açaí pode vender um conjunto de aparelhos para outros profissionais que também trabalham no ramo. 

      É importante destacar que este modelo de mercado ocorre principalmente com produtos que já foram usados anteriormente e por isso, no momento do anúncio deve-se deixar específico essa condição que o produto se encontra. 

      O empreendimento ao buscar pelo marketplace como forma de impulsionar suas vendas, ao se ter conhecimento dos formatos que as plataformas possibilitam acabam ganhando grandes chances de se estabelecer ainda mais dentro do mercado. 

      A importância do marketplace para vendas

      Dentro do mercado, especialmente online, busca por formas de fazer com que as vendas aumentem e melhorem é um modo do empreendimento saber se estabelecer ainda mais dentro da sua segmentação. 

      Com a ajuda do marketplace, pode-se pontuar que a plataforma e o modo de venda proporcionado gera uma importância para a marca, como: 

      • Impactos positivos;
      • Fidelização;
      • Redução de custos;
      • Escalabilidade. 

      Considerado como uma forma eficiente para que a fidelização ocorra com os consumidores, os impactos positivos que a plataforma oferece ajudam na visibilidade e até mesmo na credibilidade da marca, resultando no aumento das vendas.  

      O que é um ponto positivo para que a fidelização aconteça naturalmente e seja gerada um agregamento de valor na experiência que o consumidor irá ter, especialmente em épocas de fim de ano cujo mercado fica agitado devido as festas. 

      Por isso, os preparos e as configurações do marketplace neste período devem estar alinhadas e eficientes para que, ao longo do próximo ano, o consumidor saiba qual marca buscar novamente para seus desejos e necessidades. 

      Outro ponto importante é a redução de custos que é oferecida. Ou seja, uma loja não necessitará gastar em marketing para se promover ao cliente porque a própria plataforma já exerce essa ação. 

      Diferentemente de um negócio que deve se estabelecer virtualmente para quando o usuário buscar por um pet shop mais próximo sua empresa apareça em primeiro lugar no ranking de buscas, o marketplace já possui uma estrutura de destaque dentro das suas buscas. 

      Deixando que os custos da loja sejam dedicados a outras áreas como um melhoramento na produção ou em outro departamento que ajude nas melhorias do negócio. 

      A escalabilidade também é um ponto importante dentro do marketplace, porque os produtos novos que são adicionados, permitem um aumento no portfólio do que a empresa vende e faz com que essas novidades também ganhem destaque. 

      Ou seja, caso o usuário busque por um equipamento para revitalizar plástico automotivo, produtos novos ou outros que possuem relação e são da mesma loja também são compartilhados. 

      A fácil manutenção deste formato de venda oferece que a empresa conheça um pouco mais sobre o funcionamento de como usar as vendas online ao seu favor, para que assim o negócio tenha maiores estabilidades dentro dos produtos que vende.

      Como se destacar no marketplace no fim de ano?

      Caso um negócio de pequeno ou médio, até mesmo de grande porte como um CFC centro de formação de condutores, por exemplo, busca usar o marketplace para destacar algum produto que vende no final do ano, algumas dicas podem ajudar com este propósito. 

      Coletar avaliações

      Após um processo de vendas, o usuário tem a opção de avaliar como foi o atendimento da loja e as condições do produto que lhe foram entregue, ajudando no feedback tanto para o marketplace como para a loja sobre as opiniões do cliente. 

      Incentivar que as avaliações sejam realizadas após o procedimento de compra é um meio de engajar ainda mais a empresa dentro do marketplace, especialmente no fim de ano quando a taxa de compras virtuais aumentam. 

      Chegando ao ponto de que podem se refletir no próximo ano, e fazer com que desde um outro empreendimento que trabalha com locação de impressora laser colorida até mesmo um cliente no modelo B2C possa comprar o que o negócio oferece.

      Bom atendimento 

      Um bom atendimento também causa uma diferença dentro da segmentação de marketplace, especialmente quando o usuário busca estabelecer contatos em casos de dúvida. 

      Portanto, é essencial que a empresa saiba elaborar as abordagens necessárias e saber se preparar para atender ao motivo do qual o atendimento foi iniciado, desde dúvidas sobre o produto, informações como parte da pesquisa ou então reclamações. 

      Descrições diferenciadas

      Saber descrever o produto de forma diferenciada contribui para o aumento de vendas. Tal como ao se vender um portão automático pivotante e usar a descrição para colocar todas as medidas, peso, e material que está presente no produto.  

      Essas descrições passam maiores certezas ao consumidor de que a empresa conhece bem o produto e o perfil de cliente que irá procurá-lo, fazendo com que as chances de se estabelecer no mercado aumentem com essas descrições. 

      Usar o frete como aliado

      Usar condições como frete como aliado é um meio de se destacar dentro da concorrência do marketplace. Agilidade, proteção ao produto e uma boa logística oferecem uma diferenciação em relação à concorrência. 

      Usar também as condições que a plataforma de marketplace oferece como períodos de frete grátis também é um meio de estabilizar-se dentro do segmento, e conquistar ainda mais os clientes. 

      Observar a concorrência 

      Observar como outras empresas atuam dentro do marketplace é um meio para buscar formas de se diferenciar, tanto em preço como em logística. 

      Com essa percepção, a empresa também pode notar como as novidades que oferece ao nicho se refletem em outros negócios e construir técnicas para transformar a marca na referência para os clientes. 

      Considerações finais 

      Com as vendas online sendo cada vez mais comuns dentro do mercado, plataformas como o marketplace ajudam os empreendimentos a se estabelecerem dentro deste segmento e conseguir ter um bom índice de vendas em períodos como o final do ano. 

      Com configurações simples e proporcionando uma boa visibilidade dentro da segmentação, o marketplace faz com que diferentes empreendimentos busquem sua forma de singularidade oferecendo as melhores condições para se destacarem. 

      Uma vez que podem ser comparados com shoppings, onde diferentes lojas ofertam o mesmo produto e variam em ofertas ou promoções até mesmo na logística de entrega para fidelizar o consumidor. 

      Oferecendo custos menores e resultados positivos para a marca dentro do mercado se for usados técnicas como descrições de produtos mais aprimoradas ou o atendimento em perfeito estado para os clientes que possuem dúvidas. 

      O marketplace é uma forma de estabilidade e proporciona que a empresa possa crescer com um reconhecimento vindo da avaliação dos próprios clientes, para que assim se transforme na referência aos novos consumidores que usarem a plataforma. 

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

       

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