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      Empreendedorismo Digital

      Marketing de Relacionamento: saiba o que é e como implementar essa estratégia

      O marketing de relacionamento é fundamental para qualquer negócio, uma vez que é necessária uma boa comunicação com o seu cliente a fim de entender as suas necessidades, e com isso efetuar um maior número de vendas.

      Nos dias atuais, o posicionamento da sua marca e o modo como ela é vista pela sociedade pode proporcionar um impacto direto nos resultados e sucesso do seu negócio.

      Dessa forma, desde a fábrica de inversor de frequência trifásico até uma padaria precisam se posicionar de forma adequada no mercado, criando um bom relacionamento com os seus clientes e obtendo o sucesso.

      Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é o marketing de relacionamento e como ele influencia no seu negócio.

      O que é marketing de relacionamento?

      O marketing de relacionamento nada mais é do que uma estratégia que ajuda a se comunicar com o seu público no momento correto, aumentando a possibilidade de fidelização do seu consumidor e impactando toda a empresa como um todo.

      Esse tipo de marketing é um conjunto de estratégias de construção e disseminação de uma marca, onde a prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado fazem parte dos seus métodos de atuação.

      Com isso, o marketing de relacionamento possui como objetivo, em uma empresa de inversor de frequência 3cv, por exemplo, de ajudar a empresa a conquistar e fidelizar os seus clientes.

      Além disso, ela também tem como objetivo tornar os seus consumidores satisfeitos com a empresa em defensores e divulgadores da marca, aumentando assim a gama de potenciais compradores.

      Vantagens do marketing de relacionamento

      O marketing de relacionamento possui muitas vantagens para o seu negócio, uma vez que o bom relacionamento com o cliente e o objetivo em construir uma marca que proporciona fãs e defensores de seus produtos se faz extremamente necessária por muitos fatores.

      Aumentar o LTV

      O LTV é uma sigla que significa Lifetime Value, ela é uma métrica que auxilia as empresas a compreender a importância em manter o consumidor pelo maior tempo possível.

      Através de um maior tempo de permanência de um cliente em uma marca, é possível conquistar clientes fiéis e até mesmo embaixadores da sua empresa.

      Por exemplo, se você trabalha fornecendo metais não ferrosos, você pode utilizar as estratégias de relacionamento a fim de ampliar a vida útil do cliente, levando a um maior número de compras e um LTV mais alto.

      Redução nos gastos com marketing e anúncios

      A aquisição de novos clientes possui um custo mais elevado do que manter um cliente adquirindo novos produtos.

      Isso acontece porque, para conquistar um novo consumidor é preciso estratégias de quebra de objeções, caminhando por um processo de jornada de compra e permitindo que o cliente conheça a sua empresa e produto até ter certa confiança para enfim efetuar a compra.

      Por exemplo, um consumidor que já efetuou a compra de conectores harting na sua empresa, já conhece o seu negócio, conquistou um relacionamento com você e conhece o seu produto. Por esse motivo, os custos de divulgação acabam sendo menores.

      Além disso, o marketing de relacionamento aumenta significativamente a probabilidade de se aumentar o número de defensores da marca, diminuindo ainda mais os custos de divulgação.

      Dessa forma, se você precisa de sulfato de zinco agrícola, por exemplo, e um familiar indica uma empresa, existe uma maior probabilidade de você efetuar a compra dessa marca em específico.

      Maior alinhamento na comunicação

      Por fim, o marketing de relacionamento também proporciona um maior alinhamento na comunicação, uma vez que todos os setores da organização possuem um único objetivo: proporcionar uma experiência de compra excepcional ao cliente.

      Dessa forma, todos trabalham juntos para que isso aconteça, melhorando a qualidade do produto, atendimento e entre muitos outros fatores dentro da empresa.

      Estratégias do marketing de relacionamento

      O marketing de relacionamento possui muitas estratégias, com o intuito de melhorar a comunicação com os clientes e obter consumidores fiéis e engajados com a marca. Entretanto, dentre as suas principais estratégias, podem-se citar:

      • Construção e disseminação da marca;
      • Fidelização e criação de autoridade no mercado;
      • Contato com o público em diversos canais de comunicação;
      • Comunicação mais próxima ao cliente;
      • Automação de marketing com os seus contatos.

      Essas são as principais estratégias do marketing de relacionamento e elas possuem a capacidade de auxiliar o seu negócio para aumentar o número de conversões com os seus clientes atuais.

      O posicionamento de uma marca no mercado e a forma como ela é vista, criando defensores de seus produtos, impacta diretamente nas vendas e, consequentemente, no sucesso do negócio.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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