Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso. Li e Concordo

    xMais dicas para o seu negócio!CONTEÚDO EXCLUSIVO!

    Receba nossos materiais e aprenda como impulsionar seu negócio na internet.

    Site desatualizado? Peça agora uma amostra grátis para ver seu site novinho!    
       Eu quero!

      Cadastre seu e-mail e receba ótimas dicas para o seu negócio na internet (GRÁTIS).
      Insira seu e-mail agora para começar receber Conteúdo Vip sobre vender pela internet.

      Empreendedorismo Digital

      Motivar sua equipe: aprenda como através desses 6 fatores indispensáveis

      Você passa um bom tempo planejando e pensando em como será seu negócio e o que poderá fazer para ele dar certo. Não podemos negar que isso é muito importante, porém sigo me perguntando por que os temas motivação e liderança não costumam ser abordados no planejamento, já que são extremamente importantes para o sucesso do negócio, e ainda: por que motivar sua equipe continua sendo um fator secundário?

      O maior erro que a uma boa parte dos empreendedores digitais e tradicionais comete é achar que a tecnologia, as instalações, os equipamentos e o capital financeiro são os itens que fazem a diferença, quando na verdade não o são. São as pessoas que os operam e utilizam-nos que realmente fazem a diferença, é o talento delas que faz a diferença. Por que então você pensa em tudo, mas não tem um plano traçado sobre como motivar sua equipe?

      Motivar sua equipe: Pessoas

      As pessoas são a alma do seu negócio, são elas quem o idealizam e precisam ser tratadas tão bem quanto você trata seus clientes: elas são seus clientes internos. Motivar sua equipe e cuidar dela com o maior carinho possível é essencial.

      Entendeu por que as pessoas são tão importantes? Se sim, então você está preparado para seguir: continue lendo.

      Os 6 principais fatores que fazem a diferença na hora de motivar sua equipe:

      #1 – Capacitação mensal para motivar equipes

      Motivar sua equipe: Treinamento

      Quanto mais capacitada sua equipe estiver, melhor para todos. Invista pesado em capacitação, e, à medida que eles aprendem mais, você obterá uma qualidade superior em seus serviços e produtos.

      Mas como a capacitação mensal pode ajudar a motivar sua equipe?
      É bem simples: quando aprendemos coisas novas, nos sentimos melhores do que éramos.

      Se você tiver alguém em sua empresa que não fique motivado ao realizar um novo curso e aprender coisas novas, cumpra com seu papel de líder: apresente um feedback (ato de passar os pontos fortes e fracos, acertos e erros) a ele a respeito da importância da capacitação para a motivação e crescimento. Se mesmo assim não mudar o comportamento, seja rápido: demita-o para que esse não “contamine” os outros.

      A capacidade de motivação e liderança é característica fundamental do empreendedor/empresário. Se você não a possui, estude-a para desenvolvê-la!

      #2 – Felicidade: é primordial para motivar sua equipe

      Motivar sua equipe: Felicidade

      Já viu alguém triste oferecer seu melhor? Uma equipe feliz e motivada produz muito mais.

      Festas, brincadeiras e eventos internos ajudam bastante. Além disso, trabalhe pesado para manter o ambiente do dia a dia positivo e alegre.

      Todo empreendedor consciente, seja ele digital ou tradicional, precisa criar um ambiente de felicidade dentro da empresa.

      Está na moda empresas do modelo de empreendedorismo digital possuírem espaços em suas sedes para diversão e até disporem de departamentos chamados de “departamentos da felicidade”, no quais o principal foco é fazer as pessoas mais felizes no dia a dia. Tudo isso com o objetivo de motivar suas equipes e mantê-las felizes.

      Uma equipe triste produz muito menos.

      #3 – Crescimento profissional

      Motivar sua equipe: Crescimento profissional

      Muitas vezes ouço empreendedores dizendo que não querem que seus negócios cresçam, que desejam se manter pequenos. Então lhes pergunto: como você quer ter uma equipe competente e motivada se você não oferece nenhuma expectativa de crescimento para as pessoas?

      O exercício de motivar a equipe é diário, mas sua empresa precisa oferecer a oportunidade para que as pessoas realizem seu sonho, o qual, muitas vezes, é crescer profissionalmente.

      A maioria das pessoas buscam crescimento profissional, por isso seu negócio precisa crescer e gerar oportunidades para que as pessoas cresçam dentro dele.

      Ninguém deseja começar como office-boy e morrer como office-boy. Faça o teste: contrate um office-boy e diga a ele que esse cargo é o máximo que ele conseguirá ocupar em sua empresa. Então observe quanto tempo ele permanecerá.

      #4 – Reconhecimento

      Motivar sua equipe: Reconhecimento

      Reconheça, na frente de todos, quando um de seus colaboradores realizar um trabalho acima da média. Você estará reconhecendo um trabalho excelente e além disso, motivando o restante da equipe a fazer algo de igual qualidade.

      Nota: nunca o faça com um trabalho mediano, pois assim estará transmitindo a todos que sua empresa valoriza resultados medianos.

      Muitas empresas perdem seus melhores talentos pois negligenciam o reconhecimento. Acreditam que para motivar sua equipe, basta pagar bem (não discordo que também é importante) e acabam se esquecendo que, em muitas das vezes, a equipe se mantém motivada somente ao ser reconhecida pelo excelente trabalho que faz. Em sua grande maioria, um parabéns ou uma salva de palmas é suficiente para motivar a equipe.

      #5 – Feedback semanal

      Motivar sua equipe: Feedback

      Não há como melhorar o que você não sabe que precisa ser melhorado. Uma vez por semana, faça uma reunião de 5 a 10 minutos (não mais do que isso) de feedbacks com cada membro de sua equipe. Trabalhe três pontos: tudo o que ele fez de positivo, o que ele precisa melhorar e ainda tire um tempinho para saber como anda a vida pessoal do mesmo.

      Nota: caso a equipe seja grande, você pode delegar algumas dessas reuniões aos líderes de suas respectivas equipes.

      Semanalmente, realizamos aqui na Kryzalis uma reunião rápida de feedback. Os pontos que mais notamos melhora são: o quanto isso ajuda a motivar a equipe, além de encontrar pontos chave que estão atrapalhando a motivação e a produtividade dela.

      Com essas reuniões semanais, cada pessoa sabe exatamente onde precisa melhorar, recebe dicas de como fazê-lo e ainda recebe indicações de livros e cursos que irão ajudá-la no dia a dia.

      Se você não cuida com carinho das pessoas, como deseja que elas cuidem de seu negócio?

      Lembre-se: motivação e liderança precisam ser praticadas constantemente pelo empreendedor junto a seus liderados.

      #6 – Remuneração justa

      Motivar sua equipe: Salário justo

      Pague bem, pague em dia, bonifique e ofereça prêmios para os melhores de sua equipe. Pague o suficiente para que eles não fiquem pensando nas contas que precisam pagar e deixem de pensar em como ajudar a empresa a crescer.

      Você pode dizer: mas eu fiz tudo isso e a pessoa optou por trabalhar no concorrente. Pergunte-se: será que os 6 fatores aqui tratados foram devidamente trabalhados?

      Caso a resposta da pergunta acima seja sim, esteja certo que ela sair foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Com certeza essa pessoa não estava vivendo e sonhando os sonhos da empresa.

      Quando alguém aqui dentro da Kryzalis não dá certo, sabe quem é o maior culpado? Eu! Minha obrigação é contratar bem, contratar as pessoas certas e envolvê-las em nosso sonho. Se a pessoa sair, fui eu quem cometi algum erro.

      Vou contar a você meu maior sonho: fazer a Kryzalis crescer, para que eu possa, através de uma remuneração mais do que justa, colaborar para uma vida excelente de toda a minha equipe.

      Você sabe qual é a maior função do empreendedor?

      Resposta: encontrar e reter talentos.

      Motivar sua equipe: Peter Drucker

      Estamos finalizando mais um momento de aprendizado…

      Acredito que os 6 fatores acima sejam os principais para motivar sua equipe a chegar mais longe. Existem muitos outros, mas não valem de nada se você não fizer o básico listado nesse post.

      Se você leu todo o post e chegou até esse ponto, considere-se melhor que muitos empreendedores, pois, infelizmente, a grande maioria sequer se preocupa em buscar novos conhecimentos, e muito menos em fazer o correto para motivar suas equipes.

      Ebook: Organizar sua empresa para trabalhar na internet

      Agora vem a parte mais difícil:

      Aplique diariamente o que aprendeu, pois não adianta aprender se não aplicar.

      Se você sabe o que deve ser feito e ainda assim não o faz, logo você não sabe fazê-lo.

      Lembre-se que o inteligente é aquele que faz muito com o pouco que sabe.

      Deixo um desafio para você: aplique em seu negócio e depois venha aqui deixar o resultado nos comentários. Caso já aplique algumas das dicas acima, colabore e deixe aqui sua experiência.

      Juntos somos mais fortes!

      Está gostando? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam como motivar suas equipes:

      • Facebook (o maior do mundo, ajude outras pessoas a se informarem)
      • Twitter (o que mais alimenta a ansiedade, não deixe seus amigos esperando)
      • Google+ (o patinho feio, não o deixe morrer)
      • LinkedIn (o mais corporativo de todos, que tal mostrar que você estuda frequentemente?)
      • Email (o mais velho de todos – esse com certeza serve até para nossos avós)

        FIQUE POR DENTRO!

        Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

        VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

        Motivar sua equipe, aprenda como: Os 6 fatores indispensáveis