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      Planejamento de marketing para pequenos negócios

      Olá! Você que tem um micro ou um pequeno negócio, sabe como fazer um planejamento de marketing para sua empresa?

      Se não sabe e quer aprender a realizar um planejamento de marketing, vem comigo que eu te ensino.

       

      Existem vários tipos de marketing que você pode aplicar em seu negócio – deixarei aqui o link da transcrição do vídeo que possui 7 tipos de marketing que podem ser aplicados em seu negócio.

      São 7 os passos de como fazer para montar um planejamento básico de marketing para o seu negócio.

      Veja o link anterior, escolha 1 entre os 7 tipos de marketing para poder aplicar nesse planejamento que vamos criar aqui juntos.

      1) Definir o público-alvo

      Mas o que seria isso?

      Você escolherá para que tipo de pessoa fará o planejamento de marketing.

      Vamos supor que você possui uma academia. Nela, existem vários tipos de serviços, como por exemplo: natação, hidroginástica, musculação, aulas aeróbicas, entre outros.

      Para cada tipo de serviço prestado, existe um público.

      Por exemplo, o pessoal da melhor idade é que utiliza a hidroginástica – mulheres da melhor idade; musculação possui uma predominância de pessoas mais jovens.

      Defina o público. Nosso planejamento de marketing será focado na divulgação desse serviço em específico.

      Vamos definir um público para hidroginástica:

      1) Mulheres

      2) Acima de 40 anos

      Mas, de que região?

      Nós sabemos que a pessoa não atravessa a cidade toda para ir até uma academia do outro lado – é muito difícil isso acontecer.

      3) Que morem em uma região próxima de sua academia

      • X quilômetros da sua academia.

      Já definimos o sexo (feminino), a idade (acima de 40 anos) e a região (por exemplo, 10 km da área da sua academia).

      Percebeu que estamos muito mais focados do se fizéssemos uma propaganda na cidade toda?

      É o contrário disso: vamos fazer uma propaganda até 10 km da academia, focar na mulher que tenha mais de 40 anos. É isso que é definir um público-alvo.

      2) Analisar a concorrência

      Por que isso é importante?

      Você analisará a sua concorrência e verá quais são os diferenciais do seu negócio perante ela.

      Seguindo o exemplo da academia, você pensa:

      “Olha, a academia XYZ, próxima à minha região, é minha concorrente direta.

      O que ela possui que eu não possuo e o que eu tenho que ela não tem?”

      “Nenhuma dessas academias tem estacionamento próprio. Eu sim, tenho estacionamento próprio com segurança”.

      “Nenhuma delas possui hidroginástica de manhã, à tarde e à noite. Eu conto com os 3 horários”.

      Você traçará todos os diferenciais.

      No momento de realizar as ações de marketing, que é um dos próximos passos, você utilizará esses diferenciais para impactar o público alvo.

      Entendeu a importância dessa análise?

      3) Definir o objetivo

      Por quê?

      São muitos os objetivos que podem ser traçados em uma campanha de planejamento de marketing.

      Você pode buscar os seguintes:

      1. Vender
      2. Valorizar sua marca
      3. Lançar um produto novo

      Entre muitos outros.

      Em nosso exemplo de hoje, a intenção é vender. Por isso, colocaremos o vender como objetivo do seu planejamento de marketing.

      Por que o objetivo é importante?

      Sem o objetivo traçado para sua campanha, você atirará para todos os lados.

      Não sabe se deseja que as pessoas conheçam sua academia ou se inscrevam para a hidroginástica.

      É necessário saber o que deseja – trace o objetivo e todas as ações serão baseadas nele.

      4) As ações

      Não existe planejamento de marketing sem ação.

      Elas farão com que o planejamento seja executado e traga algum resultado, seja ele positivo ou negativo.

      Defina as ações.

      Exemplo: temos o público alvo composto por mulheres acima de 40 anos em nossa região para o serviço de hidroginástica. Já traçamos os diferenciais e os objetivos, agora vamos definir as ações.

      Escolheremos trabalhar com panfletagem. Nesse primeiro momento, será esse o tipo de marketing que utilizaremos de exemplo.

      Vou panfletar.

      Quais são as ações?

      1. Elaborar a arte dos panfletos
      2. Imprimi-los
      3. Definir aproximadamente quantas casas possuem nessa área que irei panfletar – para eu ter uma noção de quantos panfletos devo imprimir
      4. Contratar uma empresa ou pessoas para realizar a panfletagem

      Entre outras diversas ações que podem ser realizadas para executar o seu planejamento de marketing.

      Sacou como funciona?

      5) Definir o orçamento

      Perceba que o orçamento vem após as ações.

      Após traçar as ações, será possível ter uma noção mais próxima do quanto ($) deverá dispor para executá-las.

      “Bom, vou gastar X com os panfletos, Y para poder panfletar, Z para poder fazer ABC”.

      Assim será definido o orçamento.

      Então, por exemplo, gastarei 800 reais mensais para panfletar essa região. Já sei que precisarei fazer isso uns 3 meses seguidos para poder me oferecer algum resultado, totalizando 2400 reais.

      Tudo no marketing deve ser feito de maneira recorrente para trazer mais resultado.

      Por isso, é importante definir o orçamento mensal e observar quantos meses serão necessários para atingir resultados.

      6) Contar com um cronograma de execução

      Por quê?

      Se não existir data, acabará se perdendo. Vai começar a fazer uma coisa hoje, a outra só daqui a 6 meses e daqui a pouco não fez é nada.

      Coloque datas!

      Vou definir a empresa que vai panfletar até a data X, aprovar a arte até a data Y, iniciar a panfletagem na data Z.

      Defina um cronograma para executar todo o planejamento de marketing.

      7) Analisar os resultados

      Você analisará todos os resultados que essa campanha trouxe.

      Quantas pessoas inscreveram-se em sua academia ou foram procurá-la através dos panfletos?

      Como fazer essa análise?

      No panfleto, poderia colocar um código promocional, como por exemplo:

      “Chegue na academia e utilize esse código para ganhar 5% de desconto na matrícula da hidroginástica”.

      É possível saber quem veio através dessa campanha: aqueles que apresentarem o código.

      Dá para medir o resultado.

      Pense que investiu 800 reais, mas conseguiu 10 alunos, sendo a mensalidade de 50 reais – totalizando 500 reais mensais; no segundo mês, se esses alunos se mantiverem na academia, já terá pago o investimento e no terceiro mês, já obterá lucro.

      Por ter medido, é possível ver o que acontece e ainda pensar que poderia obter melhores resultados.

      Sendo assim, você vai retornar a esse mesmo planejamento, analisar passo a passo e ver quais pontos são passíveis de melhora.

      “Olha, consigo agora:

      1. Comprar os panfletos por um preço menor
      2. Panfletar dispondo de um valor menor
      3. Panfletar uma região um pouco maior – gerando melhor resultado
      4. Mudar a forma de colocar os panfletos nas casas

      Vi que o pessoal estava jogando nos quintais, mas e se agora colocarmos nas caixinhas do Correio?”

      O que você vai fazer?

      Pegar o que já fez, replanejar, melhorando todos os pontos para otimizar os resultados.

      Isso é um ciclo: vá do passo 1 ao passo 7 melhorando.

      Acabou a ação ou a campanha?

      De novo, do passo 1 ao 7.

      Depois, pode pegar essa mesma ideia e aplicar a outro tipo de marketing.

      “Ah, vou fazer um Facebook Ads aqui na minha cidade, sei que impactarei pessoas que não me interessam, mas também aquelas que me interessam. Mas vou testar e ver se o retorno não é maior”.

      E aí você testa: realize-a por 3 meses, depois teste a rádio, email marketing, faz um programa de indicação na academia – se indicar, ganha a mensalidade, por exemplo.

      Realize o planejamento de marketing, execute-o e teste-o.

      E só assim será possível saber qual dentre todos os tipos de marketing mais funciona para o seu negócio.

      Se…

      Gostou desse vídeo e das dicas que passei sobre o planejamento de marketing, dê um “joinha”, um curtir, deixe seus comentários com as suas ideias, inscreva-se em nosso canal e nos vemos na próxima dica.

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