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      Por que ações de Branding são tão importantes?

      Branding é uma gestão estratégica de marca que tem o objetivo de fazer com que a empresa seja mais desejada e positiva na mente dos consumidores e dos clientes. Para isso, envolve ações relacionadas ao propósito, posicionamento, identidade e valores.

      A sociedade está inserida em um movimento de consumo que força as organizações a pensarem cada passo que dão em suas estratégias e na construção da marca.

      Cada técnica de marketing precisa ser elaborada para levar o nome da organização ao máximo de pessoas possíveis, tanto dentro de uma cidade, quanto em um país ou até mesmo mundo afora.

      O mercado e os concorrentes dentro dele estão inseridos neste movimento também e entendem que os resultados não são criados de repente, mas que precisam ser conquistados por meio de uma estratégia relevante e coerente.

      É exatamente aqui que nasce o trabalho de gestão de marca, conhecido como Branding. A estratégia está sendo trabalhada pelas maiores organizações do mundo, mas também pode fazer parte do planejamento e cotidiano de pequenos negócios.

      Para aprofundar um pouco mais o assunto, este artigo vai explicar o que é Branding, qual é a importância dessas ações para as empresas e como aplicá-las.

      O que é Branding?

      Branding nada mais é do que a gestão estratégica da marca, permitindo o planejamento de longo prazo, bem como criação e gerenciamento de elementos que fazem parte da identidade visual, potencializando a percepção na mente dos consumidores.

      É uma estratégia que trabalha com o conceito de que uma organização precisa ser devidamente planejada, estruturada, promovida e gerida e esses processos englobam as ações de Branding.

      Ao fazer isso, uma marca de petisco calmante para cachorro garante que todos os stakeholders compreendam o seu posicionamento, ou seja:

      • Clientes;
      • Fornecedores;
      • Consumidores em geral;
      • Colaboradores;
      • Parceiros;
      • Investidores.

      São pessoas que passam a compreender a relevância da empresa no mercado e isso potencializa a visibilidade fazendo com que ela construa uma boa reputação perante o público.

      Em outras palavras, o Branding é capaz de fazer com que a empresa cresça de maneira sustentável. Também garante que o negócio se mantenha de maneira inteligente e duradoura, melhorando a maneira como a organização é percebida.

      Importância do Branding

      O Branding é fundamental porque faz com que os consumidores comprem os produtos e serviços de uma marca, independentemente do preço cobrado, condições de pagamento, qualidade dos concorrentes, conveniência, entre outros.

      Por meio dele, a organização consegue provar o que pode fazer e até mesmo o quanto os problemas das pessoas seriam piores se ela não existisse. Em linhas gerais, a empresa se coloca como essencial na vida das pessoas.

      Um centro ortopedista de cachorro consegue fazer isso se, durante o planejamento, alinhar seus objetivos com as necessidades do público. É uma forma de saber exatamente quais valores devem ser propostos e associá-los com a marca.

      Como consequência desse processo, ocorre o aumento das vendas e os lucros da companhia, uma vez que as pessoas começam a se identificar com a marca.

      Além do mais, a compra deixa de ser considerada pelo cliente com base em fatores racionais e começa a pertencer ao campo emocional e com isso fica muito mais fácil fidelizar o cliente.

      Um dos principais componentes do negócio é seu logotipo, afinal, é por meio dele que os consumidores reconhecem uma marca.

      Pensar em um bom design para o logotipo é fundamental, pois essa imagem estará presente em todos os momentos e em todas as estratégias de comunicação.

      Para funcionar dessa forma, é essencial que ele seja simples, memorável e poderoso para transmitir a impressão que a companhia deseja.

      Se a imagem da marca for forte e consistente, algo que geralmente está relacionado a um logotipo bem feito, será capaz de se estabilizar no mercado em que atua.

      É o que faz, por exemplo, uma empresa de manutenção equipamentos médicos e é por isso que é recomendada pela clientela.

      Uma boa aparência profissional traz mais credibilidade e confiança, e é por isso que os consumidores estão mais propensos a fazer negócio com organizações que transmitem legitimidade e polidez.

      As marcas só não podem se esquecer de que reações emocionais podem causar impactos e influenciar a decisão de compra. O Branding ajuda a transmitir uma mensagem de companhia especialista em seu segmento e isso gera confiança.

      Além do mais, oferece suporte para as ações publicitárias, algo fundamental porque tanto o meio quanto a segmentação escolhida são partes essenciais para construir e fortalecer uma empresa.

      Se a marca tiver foco publicitário extremamente estreito, pode perder a capacidade de se expandir e alcançar novos mercados. Mas ela também não pode ter um foco muito amplo porque sua mensagem simplesmente pode se dispersar.

      Por meio do Branding, um fabricante de piso laminado instalado consegue encontrar o equilíbrio entre esses elementos e evitar extremos.

      Outro benefício que explica a importância dessa estratégia é que ela gera valor financeiro, algo muito importante principalmente para as empresas que negociam publicamente na bolsa de valores.

      Quando essas companhias têm um bom Branding, conseguem ativos superiores, afinal, se mostram como uma marca valiosa.

      Isso indica que ela estará presente para negócios futuros e consegue se expandir ainda mais, algo que chama muito a atenção dos investidores.

      Quanto mais a organização se dedicar para construir o valor de sua marca, melhor será o retorno financeiro que vai obter.

      Mas o Branding não chama atenção apenas de investidores e clientes, mas também dos colaboradores, e a maioria dos profissionais hoje em dia precisam de muito mais do que apenas trabalho.

      As pessoas querem ter algo com o que se engajar e quando elas compreendem a missão, a visão e a razão da companhia, começam a se orgulhar em dedicar esforços para alcançar as metas da empresa.

      Nesse sentido, um negócio especializado em revitalização de pintura de carro consegue até mesmo reforçar sua marca empregadora e inspirar seus funcionários.

      Como construir o Branding da marca

      Para construir o Branding da marca e aproveitar todos os benefícios que essa gestão pode trazer, é necessário investir nas seguintes práticas:

      Conhecer o público-alvo

      A primeira coisa que a organização precisa fazer é conhecer seu público para saber quais são os problemas dos consumidores. Isso é essencial por causa da necessidade de haver identificação, empatia e alinhamento com os interesses deles.

      Isso mostra que de nada adianta criar determinado posicionamento para a marca se a audiência não comprar essa ideia, e isso só vai acontecer se houver identificação entre o que ela oferece e o que as pessoas desejam.

      Criar o diferencial do negócio

      Se dois fabricantes de stretch filme plástico forem lembrados pelas mesmas características e tiverem as mesmas percepções sobre os consumidores, o que vai influenciar as vendas serão fatores racionais.

      Durante o planejamento é preciso definir os valores únicos que a organização quer passar para o mercado, os motivos para os consumidores comprarem com ela, entre outros aspectos fundamentais.

      No entanto, eles precisam se refletir nas ações, produtos, serviços, sistemas e processos internos, principalmente nos pontos de contato com o público.

      Isso é essencial porque as pessoas só vão agregar valor na interação ou compra se realmente conseguirem assimilar o que está sendo proposto.

      Conhecer os concorrentes

      Para fazer um Branding de sucesso, uma clínica especializada em botox no rosto todo também precisa conhecer seus concorrentes, principalmente para evitar comparações na mente do consumidor.

      A melhor coisa é estudar os valores usados pela concorrência e a maneira como ela se comunica com as pessoas, pois se o negócio quiser construir uma marca valorizada, precisa se mostrar como único e dissociado de outras empresas.

      Construir unidade

      O Branding está associado à concepção de identidade para a marca, ou seja, ele carrega suas características. Com base nisso, é essencial criar uma imagem que esteja presente em todos os pontos de interação com os clientes.

      No entanto, a empresa precisa ter a mesma cara em todos os canais de contato, indo desde a fachada até o site institucional, a maneira como os produtos são colocados na gôndola, entre outros aspectos.

      Integrar os pontos de vendas

      Uma marca de fita pet de arquear precisa dos pontos de vendas para vender seu produto, e para reforçar ainda mais a identidade de marca, é essencial que eles sejam integrados.

      Porém, esses mesmos canais precisam ser bem trabalhados com outras maneiras de oferecer e vender as soluções da empresa, como no caso do site de vendas, eventos, entre outros.

      Considerações finais

      Construir o Branding de uma empresa é primordial para que ela seja bem conhecida entre os consumidores e conquiste a preferência das pessoas.

      É uma forma de administrar a marca no mercado em que ela atua, posicionando o negócio como a melhor opção e como a solução que os consumidores realmente precisam.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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