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      Quais técnicas de marketing digital usar para o ano que vem?

      O marketing digital é uma tendência que está cada vez mais forte. Todos os dias, no Brasil e no mundo inteiro, milhões de pessoas compram e vendem todos os dias por meio da internet. No ano de 2023, as formas de se fazer isso irão se diversificar cada vez mais.

      Entretanto, existem algumas tendências que vingaram no ano de 2022 e que certamente serão um pontapé inicial para o próximo ano, para dizer o mínimo. Na verdade, é provável que algumas modas se consolidem por muito tempo como febre de vendas.

      Uma vez que as pessoas buscam tudo na internet, desde um laudo de transferência mais próximo até mesmo um simples lanche noturno, os negócios digitais irão crescer cada dia mais, de modo que haverá grande dificuldade de vender sem usar do meio digital.

      Por essa razão e para que se torne ainda mais fácil fazer a escolha certa em 2023, este artigo terá como objetivo abordar o tema do marketing digital, apontando as principais tendências do mercado para o ano novo, com base nos feitos do ano atual.

      Trabalhando com fabricante de chaveiros, ou mesmo com serviços digitais, será possível encontrar caminhos eficientes para os próprios negócios. Ao final, o conteúdo trará uma lista de quatro sugestões de grandes estratégias para se implementar na prática.

      Como será o marketing digital em 2023?

      Com o final do ano chegando, é chegado o momento de analisar as tendências do marketing digital para 2023.

      Afinal, essa é uma tarefa fundamental dentro de um planejamento anual. Afinal de contas, o cenário digital global está em contínua e imparável evolução, de modo que até ao fazer um reteste auto escola pode-se perceber isso.

      Em um nível macro, há diversas grandes tendências que irão moldar a forma como as pessoas experimentam o marketing digital nos próximos anos.

      O ano de 2022 foi um momento que proporcionou grandes mudanças para o setor. Desde a forma como as marcas coletam e fazem uso dos dados até o modo como abordam os consumidores.

      Isso porque o marketing teve que acompanhar não somente os saltos na tecnologia, mas também os ajustes significativos na legislação.

      As mudanças envolvendo a proteção trouxeram à tona um possível fim dos cookies e do uso de dados de terceiros.

      Mas tudo indica que este é somente o ponto de partida da maior conversa a respeito dos dados que será vista no futuro, uma vez que o tema interessa até mesmo às pessoas que buscam por carta de moto no Google.

      Em 2023, é provável que seja possível ver as consequências dessas grandes mudanças na coleta e uso dos dados com as marcas.

      Dessa forma, é possível crer que muitas companhias vão optar por coleta de dados mais longa, bem como construção de comunidades. Tudo isso para tentar manter a mesma profundidade de informação da década anterior.

      A forma de fazer conteúdo está evoluindo significativamente ao longo dos últimos anos. Novos formatos, bem como novas plataformas e novas formas de abordar o público-alvo aparecem a cada dia.

      Além do mais, vigoram hoje as estratégias de marketing de conteúdo baseada em respostas, ainda que seja para vender produtos simples, a exemplo de uma tela para quadra de esporte.

      Com essa tática, as marcas precisam considerar o desenvolvimento de uma tática de marketing de conteúdo que tem como base as respostas em 2023. Desse modo, é deixado de lado a estratégia tradicional de conteúdo baseado tão somente em promoções.

      O impulso para isso é que no ano passado, as buscas com zero clique representaram mais da metade de todas as consultas de busca do Google.

      Isso significa que quando os usuários buscam por algo no navegador, a maioria não clicou em nada depois de realizar a sua pesquisa para obter o que estava procurando.

      Por esse motivo, as companhias que desejam se fortificar precisam desenvolver conteúdo que responda diretamente a uma busca sem que os pesquisadores necessariamente precisem dar um clique em um link para encontrá-lo.

      Isso se deve ao lançamento de mais plataformas incentivando o conteúdo nativo. O Google não deseja mais cliques por meio de trechos de recursos, ainda que se tratem de informações a respeito de um escorredor de pratos industrial 80 pratos.

      Além do mais, as redes sociais estão mostrando mais conteúdo que fixam os olhos em suas redes sociais.

      Desse modo, as marcas que se direcionarem na criação de conteúdos incríveis e memoráveis nos canais onde os consumidores vivem terão melhores retornos a longo prazo.

      Ademais, é primordial afirmar que o marketing de influenciadores continuará crescendo. O que antes só era usado por um seleto grupo de empresas agora está sendo utilizado por quase todos os negócios que existem no meio digital.

      Pois a influência de alguns blogueiros, seja através do TikTok, Instagram ou YouTube, pode proporcionar um grande ROI, que nada mais é do que uma sigla para Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento.

      No entanto, as companhias devem ter cuidado ao entender exatamente que tipo de blogueiros precisam para a sua marca.

      Por esta razão, o ideal é contar com o suporte de uma agência de marketing digital nesta ocasião.

      Até porque escolher os indivíduos errados que não possuem o público ou alcance relevantes pode pôr toda estratégia a perder, ainda que seja para uma simples campanha de promoção ao emplacamento de veículo PCD.

      Ademais, também está em vigor a tendência da publicidade gamificada, uma vez que os anúncios interativos são tipos extremamente memoráveis.

      Por isso, incrementar elementos de jogo faz com que essa memorabilidade se torne ainda mais potente. Esta é, certamente, uma das grandes tendências do marketing digital para o ano de 2023.

      Afinal de contas, os consumidores são inundados com dados a cada segundo do dia. As marcas competem pela sua atenção. Desse modo, torna-se uma segunda natureza ignorar essas mensagens.

      No entanto, quando os técnicos de marketing adicionam elementos de gamificação à sua publicidade, o consumidor tem que prestar atenção ao que está sendo dito no anúncio. Ele termina por dedicar mais atenção às comunicações interativas da sua marca.

      Por esse motivo, em vez de confiar em diversos anúncios estáticos para dialogar com o público em questão, é muito mais viável optar por anúncios menos frequentes e mais memoráveis.

      A internet chegou a um ponto em que as conversas online superam em muito as conversas que as pessoas são capazes de ter pessoalmente. E, para completar, a facilidade com que se pode achar uma homeopatia para cachorro agitado na web é muito satisfatória.

      Sendo assim, as marcas que fizerem a escolha pelos anúncios mais envolventes provavelmente conseguirão ver um aumento significativo na receita.

      Além disso, também existe a alternativa do marketing de conversação A sua proposta é, de um modo geral, parar de orientar as pessoas para formulários de captura de leads, e ficar apenas à espera dos resultados.

      O marketing de conversação, que consiste em uma das tendências do marketing digital para 2023, faz uso de mensagens direcionadas e bots de conversação extremamente inteligentes para interagir com os visitantes de um site.

      Os novos bots de conversação inteligentes fazem uso de aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural para que os consumidores encontrem uma comunicação interativa e bidirecional com a empresa.

      Além do mais, o marketing mais personalizado, que é o último a ser abordado, também consiste em uma das grandes tendências do marketing digital para o ano de 2023.

      Com a chegada de novas tecnologias e com a ajuda de profissionais da área, a exemplo da UP2Place Digital, as companhias poderão coletar mais dados a respeito dos seus clientes do que nunca.

      Dessa forma, esses dados podem então ser utilizados para criar campanhas de marketing extremamente personalizadas, sempre adaptadas às necessidades e interesses particulares de cada cliente.

      Ao possuir uma estratégia de abordagem mais personalizada, voltado para o público-alvo específico ou para o cliente ideal, a empresa pode garantir que ganhará a sua atenção e desenvolverá os seus negócios com maior eficácia.

      Quais estratégias usar nesse ano novo?

      Por fim, é possível listar, de modo a sintetizar as dicas que aqui já foram dadas, quatro estratégias de marketing digital sugeridas para se usar em 2023. São elas:

      • Data marketing;
      • Marketing híbrido online e offline;
      • Marketing de influência;
      • Marketing em vídeo.

      Seguindo todas essas orientações, é possível, para qualquer empresa, organizar uma estratégia comercial eficaz para o ano seguinte.

      Considerações finais

      Através deste artigo, foi possível desenvolver, de uma forma objetiva, um panorama geral do marketing digital em 2022 e as expectativas para o ano de 2023.

      Tendo todas essas dicas em mente, é possível orientar, mais uma vez, que cada uma dessas abordagens precisa ser adequada às situações particulares de cada negócio.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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