Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso. Li e Concordo

    xMais dicas para o seu negócio!CONTEÚDO EXCLUSIVO!

    Receba nossos materiais e aprenda como impulsionar seu negócio na internet.

    Site desatualizado? Peça agora uma amostra grátis para ver seu site novinho!    
       Eu quero!

      Cadastre seu e-mail e receba ótimas dicas para o seu negócio na internet (GRÁTIS).
      Insira seu e-mail agora para começar receber Conteúdo Vip sobre vender pela internet.

      Na internet

      Site responsivo e as suas vantagens

      Um site responsivo é aquele que faz a adaptação das páginas ao tamanho das telas dos usuários, como as de celulares, computadores e tablets. E as vantagens virão da adaptação a qualquer tipo de ferramenta que os usuários estejam usando para visualizar.

      Sabe-se que os sites responsivos são de extrema importância para as empresas, ainda mais uma que trabalha com serviço de cuidadora de idoso e acompanhante hospitalar.

      Afinal, a maioria dos clientes, consumidores e visitantes dos sites fazem uso de aparelhos variados. As pessoas hoje não possuem só um computador, elas têm diversos outros tipos de eletrônicos e elas podem entrar em um site para ler, comprar ou só ver algo.

      Esses tipos de site tem se tornado de fato muito importantes para as lojas virtuais, mais conhecidas como e-commerce. Afinal, o e-commerce opta por usar esses formatos de sites, está optando por aumentar as suas vendas, dado que isso vai gerar mais conversões.

      Por isso, um negócio que vende sistema hidráulico de combate a incêndio, por exemplo, deve investir para que o seu site seja mais responsivo, para aumentar o número de visitantes e, desse modo, elevar o número de clientes dentro da empresa.

      Hoje em dia, os negócios que não possuem um site responsivo estão defasados e ultrapassados e foram passados pelos concorrentes. A configuração, que antes era uma inovação tecnológica, agora, é uma necessidade, e trouxe facilidade para a vida do usuário.

      Os sites responsivos permitem que os sites sejam totalmente visualizados sem distorções de variados formatos de dispositivos. É desenvolvida com o objetivo de deixar o layout das páginas em qualquer tamanho de tela para que, assim, se adeque às telas dos usuários.

      Sabe-se também que no Brasil, por exemplo, 71 milhões de pessoas usam a internet só pelo smartphone, segundo a última edição do estudo da TIC Domicílios, feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade.

      Por isso, uma companhia que vende banheira de fibra para creche, por exemplo, sempre cria planejamentos que envolvam os consumidores que fazem uso de um smartphone. Além de que, é muito mais fácil acessar os sites através desse dispositivo móvel.

      Porém, é claro, que ainda há aqueles que gostam de outros dispositivos, como notebook, tablet ou desktop. Todavia, para que um site seja visualmente interessante e simples de navegar em todos esses dispositivos, é essencial que ele seja responsivo.

      Sendo assim, se uma organização, como uma casa de repouso para homens, por exemplo, deseja compreender como é que funciona um site responsivo e as suas vantagens, esse artigo vai explicar.

      Conceito de site responsivo

      As plataformas mobile se tornaram instrumentos essenciais de comercialização dos produtos por meio do comércio eletrônico atualmente e, por isso, os empresários devem ter um site responsivo.

      Basicamente, os sites responsivos são aqueles que adaptam o formato das suas páginas, ou melhor, fazem a alteração do layout para o tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets, por exemplo.

      As vantagens vão derivar da adaptação a qualquer tipo de ferramenta que os usuários estejam utilizando para facilitar a sua visualização.

      Além disso, os sites responsivos também podem alargar para visualização de detalhes da página dando um zoom. A seguir, pode-se ver algumas das adaptações nas páginas para sites responsivos que necessitam ser feitas:

      • Mudanças no layout do site;
      • Ter as ferramentas centrais de acesso para os usuários;
      • Mudar as imagens e coloração do site;
      • Ter mais espaço entre os links para deixar mais fácil.

      De acordo com uma pesquisa da Comscore, dispositivos móveis como celulares e tablets somam 91% do tempo de acesso à internet no Brasil. Ou seja, os usuários gastam mais tempo utilizando esses dispositivos.

      É indicado que os empresários adaptem os sites e lojas virtuais para que cresçam para um maior número de usuários. Simplificar o acesso e visualização dos sites dos negócios para um maior número de usuários tem sido a missão dos sites responsivos.

      Importância de ter um site responsivo

      As melhorias do algoritmo do Google, que é o principal mecanismo de busca do planeta, estão cada vez mais frequentes.

      E já há algum tempo que o Google tem fornecido preferência para sites que são responsivos, auxiliando os usuários em buscas na hora de escalar os links mais essenciais nas páginas de procura.

      Hoje é evidente para o mercado que ter um design responsivo no site pode auxiliar a aprimorar o SEO e trazer mais acessos.

      As empresas se perguntam porque o Google dá essa preferência. A principal razão é que eles utilizam um único URL, fazendo ser muito mais simples rastrear e indexar o conteúdo dentro do domínio.

      E também oferecem uma melhor experiência ao usuário e, como as empresas já devem saber, a experiência está no topo da lista de critérios de SEO que o Google leva em conta para montar o ranking de páginas.

      Se o maior mecanismo de busca do planeta diz que ter um site responsivo é fundamental, é fundamental seguir essa recomendação.

      Vantagens de ter um site responsivo

      Depois de tudo que foi apresentado, em seguida, serão detalhadas algumas das vantagens que os sites responsivos proporcionam para as empresas:

      Uma melhor experiência de navegação

      A experiência do usuário é um dos aspectos mais essenciais, pois influencia de modo direto na jornada de aquisição. Um site responsivo possibilita ao leitor maior facilidade de navegação em todas as páginas. Isso eleva bastante as chances de venda do produto.

      Se o cliente entra no site pelo celular, por exemplo, e pode encontrar o que ele procura de forma rápida, a experiência se torna positiva. Por exemplo, se ele consegue encontrar o barramento elétrico blindado que estava procurando rapidamente.

      Ao ver uma navegação simples logo no primeiro contato com site, as chances de o usuário voltar é maior que 60%. O fato de o cliente poder acessar o site de qualquer tipo de dispositivo também agrega valor à prática favorável.

      Dessa forma, a marca se mantém acessível em qualquer dispositivo e a identidade visual se fortalece na mente do consumidor.

      Carregamento da página mais ágil

      A rapidez da navegação é um dos motivos primordiais para que o visitante não deixe um site. Inclusive, uma das indicações do Google é que o carregamento total da página seja realizado em menos de dois segundos.

      De modo geral, essa situação é quase inviável quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel. Por isso, os sites responsivos são criados para se adequarem aos aspectos de tais plataformas, a fim de otimizar o processo de busca.

      Aumenta o compartilhamento de conteúdo

      Só no Brasil, há cerca de 78 milhões de contas em redes sociais que são logadas por dispositivos móveis. Esse valor aumenta cada vez mais e demonstra que a presença das empresas nas plataformas digitais deve ser uma prioridade.

      Por esse motivo, uma clínica veterinária perto de mim deve sim manter uma presença forte, visto que a maioria dos clientes estão em plataformas como essas.

      E, com a gestão de um site responsivo, é possível elevar as possibilidades de compartilhamento do conteúdo das páginas. Pois, quando a primeira percepção do usuário é agradável, é provável que ela acesse o link e possa compartilhar sem dificuldade.

      Melhor posicionamento em mecanismos de procura

      Os grandes mecanismos de buscas, como Google, Yahoo e Bing, tem algoritmos que entendem melhor os layouts que se adaptam a variados formatos de tela.

      Sendo assim, entre os pontos de ranqueamento de pesquisas feitas por usuários, os sites responsivos são um dos mais vistos.

      Eles são vistos como mais essenciais para os buscadores e, como consequência, são mostrados nas primeiras posições dos resultados de procura. Por isso, deve-se investir em um design responsivo para subir o posicionamento da marca e elevar o tráfego do site.

      Considerações finais

      Com tudo que foi abordado ao longo do artigo, pode-se entender que o site responsivo deve estar presente nas estratégias das empresas. Ainda mais uma que trabalha com a venda de empilhadeira a combustão still, por exemplo.

      Afinal, o mundo mobile e de outros dispositivos têm tomado as pessoas, visto que o número de usuários de computadores tem diminuído e o número de usuários de outros dispositivos tem crescido bastante nos últimos anos.

      Sendo assim, esse formato de site é algo que pode transformar por completo a vida comercial de uma organização em termos de lucros. Diante disso, um lar para idosos acamados deve fazer alguns investimentos para ter um site com este tipo de design.

      Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

        FIQUE POR DENTRO!

        Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

        VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

        Site responsivo e as suas vantagens