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      Usar apenas o Facebook para divulgação da empresa

      “Olá, pessoal. Sou o João Andrade, CEO da Kryzalis, e venho nesse quadro, #KryzaDicas, para trazer a vocês mais uma dica sobre internet: Facebook para divulgação”

      José (personagem com dúvida sobre Facebook para divulgação): ‘Ô João, o que vale mais a pena: criar um site ou uma fanpage?

      Cara, fanpage eu crio de graça, tenho resultado, faço minhas vendinhas. Estou contente com a minha fanpage. O que você acha?’

      João: ‘Olha, meu querido, você tá contente com a fanpage?

      Deixa eu te contar uma história!’

      “Há 4 ou 5 anos, você postava um conteúdo na sua fanpage e 90% das pessoas o viam. Isso mesmo: se tinham 1000 pessoas em sua fanpage, 900 delas recebiam esse conteúdo em seu feed de notícias. Aparecia lá aquela foto que você postava, também aquela mensagem e aquela promoção magnífica que você criou na sua empresa.

      Mas os tempos mudaram. De 5 anos para cá, o Facebook embutiu anúncios em sua plataforma. Você precisa comprar para aparecer seu conteúdo para as pessoas, sejam elas seus fãs ou pessoas desconhecidas.

      O Facebook virou um negócio! Era claro que isso ia acontecer. Você não previu isso.

      Você investiu, construiu uma baita audiência no Facebook e hoje você posta alguma coisa e nem 10% (em alguns casos, apenas 1%) recebe o conteúdo que você posta em sua fanpage. Você tem um milhão de seguidores no seu Facebook, mas quando você posta algo, apenas uma pequena fatia (bem pequena) recebe esse conteúdo.

      O que eu quero dizer com isso, meu amigo, minha amiga? Que o Facebook é uma plataforma de terceiro, é uma empresa. Ele pode mudar a regra a qualquer momento! E amanhã ele pode mudar de novo. E tudo o que você construiu dentro do Facebook pode se perder e você vai ter que gastar mais dinheiro e mais tempo para conseguir obter algum resultado.

      Então, eu, como especialista, indico que você crie sim um Facebook, invista sim no Facebook, – ele é um ótimo canal de aquisição de clientes – mas leve essa audiência para o seu site.

      Você tem que ter um site!

      Divulgue no Facebook e leve esse público para o seu site, porque o site é seu. Amanhã ou depois, se o Facebook quebrar e acontecer o que aconteceu com o Orkut (ser superado), você não vai perder tudo aquilo que construiu, porque você trouxe todo aquele público para seu site. Você tem os e-mails dessas pessoas, você construiu uma base sólida. É um negócio seu: a sua empresa.

      Não fique na mão de terceiros!

      Minha resposta para você é a seguinte: fanpage, muito legal ter – trabalhe sim com ela – mas leve tudo o que você conquistar nela para o seu site.

      Até a próxima dica!”

       

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