Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso. Li e Concordo

    xMais dicas para o seu negócio!CONTEÚDO EXCLUSIVO!

    Receba nossos materiais e aprenda como impulsionar seu negócio na internet.

    Site desatualizado? Peça agora uma amostra grátis para ver seu site novinho!    
       Eu quero!

      Cadastre seu e-mail e receba ótimas dicas para o seu negócio na internet (GRÁTIS).
      Insira seu e-mail agora para começar receber Conteúdo Vip sobre vender pela internet.

      Vender pela Internet

      Vendas Online: Por que sua loja virtual tem que estar no google shopping

      Realizar vendas online está mais difícil do que nunca: a concorrência é alta e os produtos dos concorrentes, cada vez mais, mostram-se de grande qualidade. Para você, que está procurando como montar uma loja virtual ou então acabou de montá-la e ainda não sabe como vender pela internet, apresentamos aqui uma dica valiosa para ajudá-lo em suas vendas online.

      vendas-online-com-google-shopping

      Essa dica chama-se Google Shopping. Mas o que é o Google Shopping? E por que você, que deseja realizar vendas online, deve usá-lo? Acompanhe-nos durante esse artigo e explicaremos a você tudo o que deve saber sobre o assunto.

      Origem

      Em 2002, a empresa Google lançou um serviço chamado Froogle, uma ferramenta de busca de produtos na internet – esse serviço foi aprimorado, e em 2012, tornou-se o Google Shopping.

      O serviço chegou ao Brasil em 2011, e na época, era oferecida uma versão de uso gratuita e uma versão de uso premium. Mas, foi em 2013 que a ferramenta tornou-se exclusivamente paga, através do modelo CPC (custo por clique), já utilizado no Google Adwords.

      Vantagens

      Para você, que está pensando em como montar uma loja virtual para vender pela internet, ou já possui uma loja e deseja aumentar suas vendas online, é fundamental anunciar no Google Shopping – para alavancar os resultados de seu eCommerce.

      vendas-online-vantagens-google-shopping

      Atualmente, o Google Shopping é o maior canal de conversão para quem utiliza Adwords. Estudos realizados pelo Google nos EUA apontam que, desde o primeiro trimestre de 2015 até o primeiro trimestre de 2016, a receita do lojista que utiliza o Google Shopping cresceu em 52%.

      Para aumentar ainda mais suas vendas online, você pode utilizar o remarketing em sua plataforma, potencializando assim, seus resultados.

      Pelo fato de o Google Shopping já exibir a foto e as principais informações dos produtos pesquisados, ele aumenta a taxa de cliques e consequentemente aumenta sua taxa de conversão, pois são leads (oportunidade de clientes) mais qualificados que clicam em seu anúncio – afinal, dispondo de todas as informações na tela de pesquisa, o cliente clica no produto que realmente o atraiu.

      Segundo o Google, graças à utilização do Google Shopping, algumas empresas aumentam suas taxas de conversão em até 3x.

      Você está aqui porque deseja aumentar suas vendas online, correto? Ah, então o Google Shopping parece ser algo realmente necessário para vender pela internet.

      Agora, analisaremos como funciona e como você pode começar a utilizar o Google Shopping para potencializar suas vendas online.

        FIQUE POR DENTRO!

        Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

         

        Como Funciona

        O Google Shopping funciona quando conecta-se à sua conta do Google Adwords através de suas campanhas. Conforme podemos notar na figura abaixo, o Google Shopping exibe os resultados dos produtos diretamente da tela de pesquisa, contendo suas principais informações, tais como nome, valor, foto e loja em que é encontrado:

        vendas-online-resultados-google-shopping

        Além de exibir os produtos na busca geral, ele também apresenta uma página específica para a exibição de resultados do Google Shopping, que pode ser visualizada através deste link: http://www.google.com.br/shopping?hl=pt-BR.

        Para exibir os produtos que contém todas essas informações, ele captura os dados de sua loja, e para isso, utiliza um documento XML que contém todas as informações de seus produtos cadastrados.

        Esse arquivo XML também é chamado de Feed de dados e deve estar em um modelo padrão, tal como solicitado pelo Google neste link: Clique aqui e neste:  Clique aqui

        Configurando sua Campanha

        Para começar a utilizar o Google Shopping e obter mais lucro com suas vendas online, é preciso configurar sua campanha. Vejamos passo a passo do que deve ser feito:

        vendas-online-google-shopping-configuracoes

        1. Acesse o link : https://merchants.google.com/Signup para fazer seu cadastro;
        2. Preencha todos os dados solicitados na primeira tela: país, nome de sua loja, endereço virtual dela (exemplo: http://www.lojavirtual.com.br), detalhes de contato, etc. Clique em continuar;
        3. Leia e concorde com os termos de uso da segunda tela e clique em continuar;
        4. Na terceira tela, será solicitado fazer a reivindicação de seu endereço virtual – para isso, o Google lhe oferece algumas opções de como fazê-lo. Escolha o que achar mais fácil e então clique em verificar e reivindicar;
        5. Após a verificação e reivindicação do site, direcione-se para Feed de dados e então clique em novo feed de dados;
        6. Selecione o arquivo que contenha o Feed de dados gerado em sua loja e preencha as demais informações solicitadas e clique em Enviar;
        7. Após enviado, o Google realizará uma análise exibindo os produtos aprovados e os não aprovados. Você pode consultar os motivos pelos quais os produtos não foram aprovados em Feed de dados > Status;
        8. Insira créditos em sua conta e ative sua campanha.

        Alguns desses passos podem ser um pouco complicados. Caso necessite de alguma ajuda com a configuração de sua campanha, entre em contato conosco para ajudá-lo. Não perca tempo e comece logo a utilizar o Google Shopping para aumentar suas vendas online.

        Recomendações

        Uma parte que pode tornar-se complicada no Google Shopping é a geração do Feed de dados de sua loja. Se você utiliza uma plataforma própria, você terá de entrar em contato com o desenvolvedor da mesma para encontrar um meio de sua loja virtual gerar esse feed para você.

        vendas-online-recomendacoes

        Recomendamos fortemente a você, que ainda está pensando em como montar uma loja virtual, escolher uma plataforma de eCommerce que seja relativamente famosa e que ofereça mais suporte a extensões.

        Nós, da Kryzalis, auxiliamos nossos clientes em suas vendas online utilizando uma plataforma de eCommerce chamada Opencart – essa plataforma é fácil de ser operada, é rápida e possui suporte a muitas extensões. Para nossos clientes, já entregamos a loja pronta com o gerador de Feed de dados funcionando – assim ele pode começar a vender pela internet utilizando o Google Shopping.

        É recomendado que você utilize alguma plataforma semelhante que também possua suporte à geração do Feed de dados.

        Outra coisa que vale a pena ser evidenciada, diretamente ligada ao aumento de suas vendas online, é o recurso Responsivo (tecnologia que torna seu site ou loja adaptáveis a dispositivos móveis).

        O Google, ao perceber o grande aumento nas vendas através de dispositivos móveis, melhorou o recurso responsivo do Google Shopping. Se o cliente entrar em sua loja através de algum dispositivo móvel e ela não for responsiva, há uma grande chance de ele deixar sua loja e procurar outra, devido à dificuldade de finalização da compra em uma loja não responsiva.

        Infográfico: Como prospectar mais clientes para sua loja virtual

        Se você possui uma loja virtual e ainda não utiliza o Google Shopping, tenha certeza que você está deixando de ganhar dinheiro com suas vendas online – e cada vez mais, você perderá grandes chances de fechar vendas.

        Não deixe de ganhar dinheiro, não deixe de realizar suas vendas online e não deixe de ajudar o mercado a vender pela internet.

        E aí, o que achou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através dos comentários e nos dê sua opinião.

        Um forte abraço!

          FIQUE POR DENTRO!

          Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

          VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

          Vendas Online: Por que sua loja virtual tem que estar no google shopping