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      O bom atendimento ajuda seu negócio

      Olá, tudo bem? Você conhece os três fatores que o ajudam a vender mais, seja online ou offline?

      Vamos a eles (spoiler: um deles é o bom atendimento):

      1º Qualidade do produto

      – O seu produto ou serviço precisa ter qualidade.

      2º Preço justo

      – O seu produto precisa ter um preço justo para aquilo que você oferece.

      3º A qualidade do seu atendimento

      – Esse é o fator primordial.

      Baseando-se nisso, nessa vídeo aula de hoje, vou lhe ensinar a fazer um bom atendimento.

      Mas o que de fato é um bom atendimento?

      Separei para você alguns itens que o ajudarão a entender o que é um bom atendimento.

      Vamos ao primeiro:

      1) Você precisa entender o cliente, além de atender

      Por quê?

      Não adianta atender o cliente sem entender o que ele precisa. Preste atenção no seu cliente, veja o que ele precisa – entenda-o.

      2) Resolva o problema do seu cliente de maneira rápida

      Isso mesmo, você deve ser rápido. O cliente está cansado de esperar.

      Quando ele liga naquelas operadoras de celular e fica 50 minutos ouvindo “musiquinhas”, ele está de saco cheio disso. Ele quer um atendimento que resolva o problema dele de maneira rápida.

      Resolva o problema do seu cliente rapidamente.

      3) Preocupe-se verdadeiramente com o problema do seu cliente

      Faça com o cliente o que você gostaria que as empresas fizessem com você – a forma com que você gostaria que elas te atendessem.

      Preocupe-se realmente com a dor, com o problema que seu cliente possui.

      4) Não adianta pregar isso para seus funcionários, para as pessoas de sua empresa ou para você mesmo, se as pessoas que estão à sua volta, no seu ambiente de trabalho, não fazem a mesma coisa

      Propague isso, divulgue essa cultura de bom atendimento. Ensine as pessoas à sua volta a fazer um bom atendimento.

      A empresa em que você trabalha ou o seu negócio somente atingirão um bom resultado através de um bom atendimento, se todas as pessoas – desde a pessoa que trabalha fazendo o café até o CEO da empresa – realizarem um bom atendimento.

      Isso deve estar na cultura, impregnado na empresa ou no lugar em que você trabalha.

      Divulgue isso para que você obtenha bons resultados através do bom atendimento.

      5) Na verdade é uma coletânea de pontos:

      1. Transmita entusiasmo
      2. Esteja feliz, atenda o cliente com felicidade

      Não vai atendê-lo com aquela voz desanimada de “bom dia, tudo bem?”.

      Assim só faltará dizer para o cliente “bom dia só se for para você”.

      Você deve estar empolgado, deve transmitir entusiasmo, deve estar feliz. Atenda o cliente com vontade.

      Você deve transmitir para o cliente – mesmo que seja via telefone ou email – aquele sentimento de entusiasmo e felicidade que você está.

      Isso é essencial para o bom atendimento.

      Esses, portanto, são os 5 fatores que determinam o que é um bom atendimento.

      Vou trazer para vocês agora, em seguida, o que você não deve e o que você deve fazer ao atender um cliente. Vamos lá?

      #1 – Suponhamos que o cliente lhe peça algo impossível de ser feito por você – você não conseguirá fazer isso. Você responde para o cliente:

      “Olha, eu não posso fazer isso, eu não tenho autorização para fazê-lo”.

      Essa é a forma errada de responder o cliente.

      A forma correta seria:

      “Eis aqui o que eu posso fazer por você”

      Encontre uma solução razoável dentro das diretrizes e do que você pode fazer dentro da empresa para ajudar o seu cliente com aquele problema e em vez de responder que não pode fazer, responda com aquilo que você é capaz de fazer.

      Essa é a forma correta de fazê-lo.

      #2 – Mais um exemplo: quem nunca recebeu uma pergunta de um cliente, que não sabia responder? Então você “olha” para o cliente ou atende o telefone e fala:

      “Ah, eu não sei, o senhor está perguntando uma coisa que eu não sei”.

      Não se deve dizer isso para o cliente – nunca faça isso!

      Você vai dizer o seguinte para o cliente:

      “Olha, eu preciso buscar mais informações para obter a resposta da pergunta que você me fez”.

      Simples! Você não é obrigado a saber de tudo, mas não deve falar que não sabe. O cliente está ligando para que você possa ajudá-lo.

      Logo, você vai ter que dizer que terá que se informar melhor para responder essa pergunta.

      “Posso me informar e te retornar em alguns minutos?”

      Ou então:

      “O senhor pode aguardar um momento, que eu vou me informar aqui com tal pessoa para responder a sua pergunta?”

      O cliente quer a solução – lembre-se disso. Nunca diga que você não sabe e ponto final. Não faça isso.

      #3 – Um erro muito comum que cometemos é o cliente perguntar algo para você e você “virar” para ele e dizer: “ah, só um minutinho”, e deixa o cliente esperando na linha. Isso com certeza não é um bom atendimento.

      Não faça isso. Seja educado com o cliente: “por favor, senhor ou senhora, pode aguardar um momento? Vou verificar para que eu possa te dar a melhor resposta”.

      Faça dessa forma, não diga para ele: “só um minutinho”. O cliente tá de saco cheio de esperar, entendeu? As vezes ele está com problema e não tem esse tempo, mas se você falar de uma forma educada com ele, ele irá entendê-lo e irá esperar, e você conseguirá resolver o problema dele.

      #4 – Então o cliente liga para falar com o José – você atende e o José não está. Aí você fala para o cliente: “ah, o José não está”.

      Como assim, o José não está?

      Se o cliente está ligando para a empresa para falar com o José é porque ele precisa de alguma coisa.

      O jeito correto de atender o cliente nesses casos é:

      “Oi, Maria, tudo bem? O José não está. Posso ajudá-la em algo? Tem algo que eu possa fazer para ajudá-la? Já anotei o recado aqui – já anotei seu telefone, seu nome e já deixarei o recado para o José ligar – mas tem algo que eu possa fazer para você neste momento, agora?”

      Mostre interesse em resolver o problema do cliente naquela hora. As vezes o cliente está p* da vida, está com muita urgência e você vira e diz para ele que o fulano não está. Você fechou as portas para o cliente.

      Não feche as portas – se ofereça para ajudar. Às vezes você mesmo pode resolver o problema que ele possui ou as vezes somente o José pode resolver, que é quando você anotará o recado e pedirá para o José ligar para o cliente, porque o cliente já fez a parte dele – ele já entrou em contato, já mostrou que precisa de alguma coisa. Assim que possível, José deve entrar em contato com ele.

      Entendeu a diferença do bom para o mau atendimento nesse caso?

      #5 – No final da ligação você vira para o cliente e diz: “é só isso?”

      Não faça isso – é muito seco, estúpido. Seja mais educado:

      “Ah, meu senhor, minha senhora, tem algo a mais que eu possa fazer para ajudá-lo hoje?”

      Ele irá dizer sim ou não para você. Se sim, ouça e resolva o problema do cliente. Se não, diga: “muito obrigado, tenha um excelente dia”.

      Seja educado, simpático – mostre interesse. Você não quer se livrar do cliente, você quer ajudar. Se ele tiver mais 20 problemas, você deve resolver para ele. Se ele quiser pedir uma pizza, pegue o endereço no Google de uma pizzaria mais próxima da casa dele e passe para ele – ajude-o.

      Esse é um dos fatores que diferenciarão o bom do mau atendimento.

      #6 – O cliente começa a falar muito rápido e você não entende nada do que ele está dizendo. Então você vira e fala para ele: “eu não estou te entendendo”.

      Não, não faça isso. Faça da seguinte maneira:

      “Por favor, senhora ou senhor, por gentileza, pode repetir de uma maneira mais calma para que eu possa ajudá-lo e entendê-lo?”, se ele estiver nervoso.

      Ou então só diga para ele: “o senhor (ou senhora) pode, por gentileza, repetir para que eu possa ajudá-lo, pois eu não entendi, me desculpa?”

      Seja educado e carinhoso com o cliente. Isso resolverá a maior parte dos problemas de atendimento que você tem na empresa em que você trabalha ou no seu negócio.

      Se você trabalha com atendimento, é dessa maneira que você deve fazer.

      Finalizando…

      Aproveite os exemplos errados que dei – não os cometa no dia a dia.

      Espero que você tenha gostado dessa aula, que você tenha gostado desse vídeo.

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      Até lá!

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