Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso. Li e Concordo

    xMais dicas para o seu negócio!CONTEÚDO EXCLUSIVO!

    Receba nossos materiais e aprenda como impulsionar seu negócio na internet.

    Site desatualizado? Peça agora uma amostra grátis para ver seu site novinho!    
       Eu quero!

      Cadastre seu e-mail e receba ótimas dicas para o seu negócio na internet (GRÁTIS).
      Insira seu e-mail agora para começar receber Conteúdo Vip sobre vender pela internet.

      Empreendedorismo Digital

      Tudo o que você precisa saber sobre como administrar uma empresa

      Por causa da alta taxa de desemprego no Brasil, muitas pessoas estão abrindo seus próprios negócios, porém, sem saber exatamente como administrar uma empresa, muitas delas fecham suas portas em pouco tempo.

      A verdade é que, para ser um empreendedor de sucesso, é necessário administrar seu negócio como um todo – mas devido à necessidade de ganhar dinheiro rápido, muitas pessoas não se atentam aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença na jornada empresarial. Por isso a importância de saber como administrar uma empresa.

      Para que você possa ter um negócio duradouro e promissor, mostraremos algumas dicas essenciais de como administrar uma empresa e, com isso, obter sucesso no empreendedorismo digital ou em uma empresa tradicional.

      Como administrar uma empresa

      Empreendedor x Administrador

      Antes de introduzirmos as dicas de como administrar uma empresa, vamos falar sobre o administrador em si, que é um pouco diferente do empreendedor.

      É comum ver pessoas abrindo suas empresas e as fechando em seguida, pois apenas decidiram empreender e não realizaram um bom planejamento antes de efetivar a abertura do novo negócio – essa é uma das principais diferenças entre o empreendedor iniciante e o administrador.

      Porém, as pessoas mais bem-sucedidas são justamente as que conseguem fazer a junção com o empreendedor e sabem como administrar uma empresa.

      O ideal é que, se você resolveu abrir o seu negócio, tenha (ou desenvolva) as seguintes características:

      • Disciplina com suas obrigações empresariais;
      • Organização e cumprimento de prazos;
      • Liderança;
      • Boa comunicação, tanto para negociar com fornecedores e clientes quanto para saber como lidar, em cada situação, com seus funcionários;
      • Flexibilidade e saber aceitar sugestões;
      • Disposição para estudar e aprender sempre.

      Se você possui essas habilidades ou está disposto a desenvolvê-las, certamente está pronto para embarcar no empreendedorismo digital.

      6 dicas incríveis de como administrar uma empresa

      Agora que você já conhece o perfil de um bom administrador e empreendedor, veja as dicas que preparamos de como administrar uma empresa.

      #1 – Conheça o negócio como um todo

      Como administrar uma empresa: Entenda do negócio

      Uma das principais dicas que podemos citar é que você deve conhecer o seu negócio como um todo, mesmo que você não desempenhe todas as tarefas.

      Por exemplo, se você deseja ser um empreendedor digital, além de conhecer tudo sobre o seu produto, é essencial entender:

      • Como será a logística de entrega
      • Como será feito o controle de estoque
      • Quais são os principais indicadores financeiros
      • Como é o processo de contratação dos funcionários
      • Quem são seus principais fornecedores
      • Quais fatores externos podem prejudicar sua empresa
      • Como é feito o processo de vendas
      • Quais são as estratégias de marketing

      Enfim, você deve estar a par de tudo o que acontece para que seu negócio realmente funcione, mesmo que contrate gerentes ou outros funcionários para cuidar das diferentes áreas de seu negócio.

      #2 – Defina metas para administrar uma empresa de forma eficaz

      Como administrar uma empresa: Metas

      Certamente você já ouviu essa frase:

      “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”

      Essa frase se aplica muito bem ao empreendedor digital, já que muitos entram nesse ramo para ter a oportunidade de trabalhar de sua própria casa. Mas, além disso, é muito importante estabelecer metas – especialmente de vendas – para administrar uma empresa de forma eficaz e a levar ao caminho do sucesso.

      Afinal, a principal meta da maioria das empresas é obter lucro, então, defina suas metas de faturamento mensal e anual e trace o caminho necessário para alcançá-las.

      #3 – Gerencie as finanças da sua empresa

      Como administrar uma empresa: Finanças

      O primeiro passo para quem decide se tornar um empreendedor digital é separar as finanças pessoais das empresariais. Feito isso, é essencial dispor de um bom controle financeiro da sua empresa, realizando um planejamento de curto, médio e longo prazo.

      Isso pode ser feito com o auxílio do fluxo de caixa, que é uma das ferramentas mais indicadas para administrar uma empresa. Nele, são informadas todas as despesas realizadas e as previstas para os próximos meses, permitindo que o administrador saiba qual é a real situação financeira da empresa.

      #4 – Faça um bom planejamento de marketing

      Como administrar uma empresa: Marketing

      O planejamento de marketing é essencial para promover seu negócio online, afinal, quem não é visto não é lembrado. A internet está repleta de concorrência, especialmente se você optou por ser um empreendedor digital.

      Então, o planejamento de marketing é um dos pontos que podem ajudá-lo no destaque de seu negócio online: seja escolhendo as palavras-chave que atrairão mais visitantes ao seu site; elaborando um bom calendário de divulgação; ou até mesmo implementando boas estratégias de lançamento dos seus produtos.

      #5 – Analise a concorrência

      Como administrar uma empresa: Análise da concorrência

      Outro ponto fundamental da administração empresarial é observar como o mercado está se comportando, quais são as estratégias dos seus concorrentes e entender quais são seus principais diferenciais para atrair seus clientes e não permitir que eles contratem seu concorrente.

      Uma ótima forma de administrar uma empresa é fazendo a análise SWOT, que o auxiliará na pesquisa completa das forças internas e externas da empresa – incluindo a análise da concorrência.

      #6 – Adquira um sistema de gestão empresarial

      Como administrar uma empresa: Empreendedorismo digital

      Todas as ações citadas anteriormente devem estar centralizadas em um sistema de gestão, para que você acesse todas as informações de forma simples, prática e à prova de erros.

      Um bom sistema ajudará a administrar uma empresa de forma mais eficaz, pois permite que as informações sejam automatizadas, além de emitir relatórios contendo todas as informações que o administrador necessita.

      Através dele, você acessará diversas funcionalidades essenciais para o seu negócio, como:

      • Estoque
      • Vendas
      • Financeiro
      • Emissão de relatórios
      • Emissão de notas fiscais automatizadas
      • Contratos
      • Central de atendimentos
      • Agenda online
      • Acesso personalizado aos funcionários

      Todas essas informações permitirão um controle muito mais eficaz do seu negócio.

      Gerar tráfego: Mini Curso

      Conclusão: como ser um empreendedor digital de sucesso

      Para alcançar o sucesso através de seu empreendimento digital, é essencial seguir as dicas que lhe oferecemos neste artigo, pois, mais importante do que contar com a vontade de vencer em seu ramo de negócio, são indispensáveis um bom planejamento e uma visão ampla do negócio.

      Dessa forma, para administrar uma empresa, acreditamos que o primeiro passo seja contratar um software de gestão empresarial, que reunirá todas as informações empresariais em um único lugar.

      Se você ainda não possui um software de automação comercial, indicamos o GestãoClick, ótimo para o empreendedor digital, pois seu acesso é online e todas as informações permanecem salvas em nuvem, permitindo que você as acesse de onde estiver.

      Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais empreendedores digitais a administrar uma empresa de forma eficiente.

        FIQUE POR DENTRO!

        Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

        VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

        Tudo o que você precisa saber sobre como administrar uma empresa