Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa política de privacidade e nossos termos de uso. Li e Concordo

    xMais dicas para o seu negócio!CONTEÚDO EXCLUSIVO!

    Receba nossos materiais e aprenda como impulsionar seu negócio na internet.

    Site desatualizado? Peça agora uma amostra grátis para ver seu site novinho!    
       Eu quero!

      Cadastre seu e-mail e receba ótimas dicas para o seu negócio na internet (GRÁTIS).
      Insira seu e-mail agora para começar receber Conteúdo Vip sobre vender pela internet.

      Vender pela Internet

      Como vender mais: a importância do marketing e da propaganda – Passo a passo + Checklist

      Realizar vendas online é o desejo de todos empreendedores/empresários, desejo esse movido pelo anseio de como vender mais com um custo cada vez menor. Mas infelizmente são poucos os que realmente conseguem. A pergunta é: por quê?

      Como vender mais utilizando as vendas online? As respostas para essas perguntas não são tão simples, mas apresento-lhe um caminho certeiro: o do marketing e da propaganda.

      Como vender mais

      Não existe fórmula a respeito de como vender mais, não existe milagre, não existe mágica. Mas existem alguns passos que podem direcionar seu esforço para o lugar certo.

      A internet está cheia de dicas e fórmulas, mas, a grande maioria é achismo e quem ensina nunca aplicou aquilo que escreve – por isso aqui fizemos diferente.

      O passo a passo abaixo serve como guia para todas as nossas ações aqui dentro da Kryzalis – vem dando certo para nós e a prova disso é que estamos crescendo muito, mesmo com a crise em nosso país.

      Nota: Leia também: Como vender mais: o departamento comercial de alta performance

      Vamos aos 8 passos de como vender mais utilizando o marketing e a propaganda

      Após ler todo o post, não se esqueça de baixar a checklist para aplicar tudo o que aprendeu em sua empresa.

      Passo 1 – A importância do marketing e da propaganda para as vendas online e offline

      Como vender mais: O Marketing e a Propaganda

      Imagine que você tenha um negócio em que a barreira de entrada para os concorrentes seja muito pequena. Alguém um belo dia acorda, grava um curso rápido online, inventa um nome, cria um e-mail e no dia seguinte virou seu concorrente. Parece um pesadelo, mas estou descrevendo exatamente o mercado em que atuo há mais de 10 anos.

      Nosso setor de atuação sempre foi muito concorrido, mas, hoje, com essa onda de empreendedorismo digital, trabalhar de casa, trabalhar enquanto viaja e muitos outros sonhos que são vendidos sem responsabilidade fazem com que a nossa concorrência dobre todos os dias.

      Como se destacar em meio a milhares de concorrentes?

      Quando fundei a Kryzalis em 2007, a concorrência no setor de serviços relacionados ao marketing digital já era altíssima e o que fizemos para crescer e deixar a concorrência para trás nesses últimos 9 anos foi bem simples:

      • Honestidade em primeiro lugar;
      • Prezamos pela qualidade;
      • Excelente atendimento de nossos clientes;
      • DESTAQUE: Investimento constante em marketing e propaganda.

      Resultado disso:

      Mais de 80% de nossos concorrentes, que começaram próximos a 2007 e estavam disputando um espaço no mercado, hoje não existem mais – quebraram ou desistiram, mesmo possuindo produtos e profissionais excelentes.

      Esses ficaram para trás, mesmo sabendo como vender mais, pois optaram pela inércia, não fizeram nada ou fizeram menos do que deveriam. Somente saber não leva a lugar nenhum.

      Em um mercado dinâmico e concorrido, vence o mais rápido e não o mais forte – lembre que não adianta ser bom: as pessoas devem saber isso.

      Percebeu como o marketing e a propaganda podem fazer a diferença?

      Passo 2 – O que é marketing e propaganda

      Como vender mais: O que é Marketing e Propaganda?

      Vamos definir de uma maneira fácil o marketing e a propaganda:

      #Marketing: o marketing planejará e organizará como seu produto ou serviço será oferecido e vendido no mercado. Com isso, vender mais é uma consequência.

      Fazendo uma analogia ao futebol: o marketing é o treinador da equipe – ele planeja o jogo, estuda o adversário e escala os jogadores para a partida. No futebol, o objetivo é fazer gols, ganhar a partida e tornar o time conhecido. No marketing, é fazer com que sua empresa venda mais e sua marca seja valorizada.

      #Propaganda: a propaganda atingirá diretamente os clientes e os convencerá de que seus
      produtos e serviços devem ser comprados.

      Seguindo o exemplo do futebol: a propaganda é como se fosse o meia armador da equipe, ele realiza todo o lance e deixa o atacante na cara do gol para marcar. Em sua empresa, a propaganda deixa seu vendedor cara a cara com o cliente. Cabe a ele realizar a venda, assim como cabe ao atacante marcar o gol.

      Agora que você sabe a diferença e a função de cada um, fica mais fácil entender o próximo passo.

      Passo 3 – Por que usar o marketing e a propaganda para realizar vendas online:

      Como vender mais: Por que fazer?

      Já ouviu falar que em casa de ferreiro o espeto é de pau? Aqui na Kryzalis não pensamos assim, acreditamos que para ensiná-lo a como vender mais online, precisamos primeiramente aplicar o que pregamos. Por isso, investimos mais de 15% de nosso faturamento em marketing e propaganda – esses 15% investidos nos trazem mais de 50% de nosso faturamento.

      Marketing e propaganda não são custos, são investimentos – basta, através deles, você gerar vendas suficientes para pagar o que investiu e ainda obter lucro. Quando queremos vender mais, um dos passos é investir mais.

      Assim como nós, a maioria das empresas está disputando com dezenas ou centenas de concorrentes, todos os dias, a minha atenção e a de outros milhares de compradores.

      A pergunta é: como você faz para colocar seu produto ou serviço na frente de seus milhares de potenciais clientes? Isso com certeza é um ponto importante para responder a pergunta: Como vender mais?

      Aqui encontram-se algumas dificuldades que as empresas de pequeno e médio porte esbarram quando buscam vender mais:

      • Os compradores nem sabem que sua empresa existe;
      • As pessoas não notam diferença entre você e seu concorrente;
      • A única diferença é o preço;
      • Não possui uma marca forte;
      • O comprador compra do primeiro que aparece;
      • A empresa não consegue estar próxima do comprador;
      • A corporação não possui pedidos de orçamento ou de compra;
      • O comprador esquece que você existe;
      • Ninguém encontra seu negócio online.

      Solução:

      A única forma de você superar esses problemas é usando o marketing e a propaganda, mas lembre-se: deve ser feito de forma profissional e por especialistas na área. Uma empresa séria na área irá ajudá-lo a resolver esses problemas e a direcionar seu negócio para que você obtenha mais vendas online e também offline.

      Passo 4 – Estude mais sobre vendas online

      Como vender mais: Estude mais sobre o assunto

      Recentemente, precisei contratar uma ferramenta para fazer a gestão orçamentária aqui da agência. Passei mais de um mês estudando tudo sobre gestão orçamentária, conhecendo ferramentas, realizando reuniões com consultores e conversando com meus contatos sobre o tema.

      Por que eu fiz isso? Porque quando escolhi a empresa parceira, eu sabia tudo o que era necessário para poder fazer uma boa escolha e obter resultados adequados.

      Resumindo: a responsabilidade pelo sucesso é minha – o parceiro me ajuda fornecendo todo o necessário, mas é indispensável que eu saiba o que preciso e qual meu resultado pretendido.

      Por isso, faça sua parte: aprenda mais sobre marketing e propaganda online e adquira informações suficientes para então buscar um especialista que o ajude na jornada de como vender mais. Não há como encontrar a empresa certa sem saber o que avaliar.

      Dica: É claro que devemos buscar sempre como vender mais e mais. Porém, o sucesso do negócio depende de muitos outros fatores. Recomendo esse eBook: Como organizar sua empresa para trabalhar na internet.

      Mas a grande dúvida é: por onde começar? Estude os 3 pilares básicos:

      Não é necessário estudar tanto ao ponto de se tornar um especialista, mas é necessário adquirir conhecimentos básicos/intermediários para manter o controle e saber onde se está pisando.

      Como vender mais e realizar vendas online sem saber a diferença entre um e-mail e um site, ou a diferença entre Google e Facebook?

      Passo 5 – Busque uma empresa especializada

      Como vender mais: Encontre um especialista

      Encontre uma empresa séria e experiente que o ajude a vender mais através do marketing e da propaganda. Tentar fazer tudo sozinho não é a melhor opção, mesmo porque você não é especialista.

      Recentemente comprei uma placa eletrônica de proteção para o portão automático de minha casa, peguei o manual, li, entendi superficialmente e pensei: não sou um eletricista, mas isso parece muito fácil – usarei meus conhecimentos básicos em elétrica e instalarei sozinho!

      Minha namorada, que estava olhando, disse:

      – Vai explodir isso aí, hein?!

      Olhei para ela, dei aquele sorriso maroto e afirmei com convicção:

      – Fica tranquila, eu sei o que estou fazendo.

      Quando liguei a placa, ocorreu uma explosão que deixou meu coração disparado até hoje.

      Resultado: queimei a placa, quase me machuquei e ainda sou obrigado a ver minha namorada rir de mim sempre que lembrar. Precisei comprar outra placa, ou seja, gastei o dobro e perdi muito tempo.

      Atenção: brincar de ser especialista em seu negócio pode sair ainda mais caro, e ao invés de vender mais, pode acabar manchando a imagem da sua empresa por muitos anos.

      O que é um especialista:

      Um especialista é aquele que trabalha todos os dias com um determinado serviço ou produto, possui anos de experiência na área e conta com clientes que comprovam a qualidade do serviço. Se pretende obter resultado, encontre uma empresa e invista nessa relação – não há segredo.

      Motivos para buscar uma empresa especialista para ajuda-lo a como vender mais:

      • Apenas um especialista confiável possui conhecimento para ajudá-lo a obter resultado;
      • Se você for um líder em seu negócio, seu foco deve ser na liderança e não na execução de atividades relacionadas ao seu negócio;
      • Conseguir vendas online não é tão simples e fácil como a maioria acha – se o fosse, todos já estariam vendendo horrores na internet.

      Como escolher uma empresa que o auxilie nas vendas online:

      • A empresa deve possuir pelo menos 6 anos de experiência – ela deve saber o que funciona, o que não funciona – e isso leva tempo. Além disso, não devemos escolher alguém que leva sua empresa como um hobby e depois some, não é mesmo?;
      • Empresas sérias não prometem sucesso, porque o sucesso depende mais de você do que da empresa. Se alguém garantir sucesso, fuja;
      • Busque empresas com equipes grandes. Você possui mais chances de alcançar resultados se a empresa dispuser de vários especialistas. Lembre-se do pato: o pato voa, nada e corre, mas não é especialista em nenhuma dessas atividades;
      • Busque qualidade, e não preço. De que adianta comprar um carro que não anda?;
      • Procure bom atendimento ao cliente (indispensável, não é mesmo?);
      • Avalie se os valores da empresa coincidem com o seus;
      • Observe as reclamações (vasculhe o Facebook, o Reclame Aqui e outros lugares para verificar a reputação de seu futuro parceiro);
      • Identifique a veracidade das informações (se tudo que falaram é realmente verdade).

      Encontrou a empresa? Peça um planejamento de ações que vá de acordo com seu objetivo. O objetivo pode ser: vendas online ou fortalecer a marca, por exemplo.

      Passo 6 – Acompanhar, Medir e Melhorar

      Como vender mais: Ciclo do sucesso

      Só existe uma forma de atingir o sucesso: acompanhando, medindo e melhorando. Sem isso, você irá patinar e não chegará lá ou então demorará muito mais tempo.

      Nota: não se esqueça de que para acompanhar, você precisa saber o que deve acompanhar e qual resultado é o ideal – para isso você não pode esquecer-se de estudar e se preparar sobre o que vai acompanhar.

      Mas o que devo acompanhar, medir e melhorar? Vamos à lista:

      • Acompanhe as ações que serão realizadas baseadas no objetivo traçado;
      • Examine os relatórios periodicamente e analise os resultados;
      • Encontre melhorias baseadas nas análises e solicite que sejam aplicadas;
      • Repita o ciclo.

      Uma empresa especialista irá ajudá-lo nisso, mas preste bem atenção: eu estou dizendo ajudá-lo – ela não fará tudo para você. Por isso sua participação torna-se de grande relevância, pois você entende muito mais de seu negócio do que a empresa que o está auxiliando.

      Exemplo:

      Ação:

      Foi definido que será realizada uma ação no Facebook, que levará clientes para seu restaurante.

      Acompanhar:

      Verifique se a ação está sendo realizada para as pessoas certas, na hora certa e contém a mensagem certa.

      Medir:

      Encontre uma forma de saber quantas pessoas foram impactadas e dessas impactadas, quantas visitaram seu restaurante e quantas se tornaram clientes frequentes. Com essas informações, é possível, por exemplo, fazer algumas contas e chegar a seu custo e então avaliar se aquela ação é viável ou não.

      Melhorar:

      Baseado nessas análises, você então descobre que os clientes que mais frequentam seu restaurante, através dessa ação, são as mulheres. Logo, você pode realizar uma ação mais direcionada às mulheres.

      Após isso, todo o ciclo se repete: definir a ação, acompanhar, medir e melhorar.

      Comece e aos poucos vá aprimorando – tudo na vida é assim. Com certeza você não lembra, mas antes de andar, você caiu várias vezes.

      Passo 7 – Baixe e utilize essa Checklist

      Como vender mais: Seu checklist

      Organização é uma das principais características dos empreendedores. Pensando nisso, preparamos uma checklist completa que traz tudo o que aprendemos aqui sobre como vender mais utilizando o marketing e propaganda – ela irá ajudá-lo a seguir e a conferir sua ações no momento de potencializar suas vendas online.

      Como vender mais: Baixe agora

      Passo 8 – Execute

      Nenhum passo a passo o fará obter sucesso se você não aplicá-lo e melhorá-lo de acordo com o seu negócio – isso é fato.

      Então arregace as mangas, planeje-se para começar e não esqueça: não adianta possuir iniciativa se não possuir acabativa – não adianta estudar e ler se você não aplica o que aprende.

      Como vender mais: Execute tudo que aprender

      Bônus

      Você está fazendo tudo certo no marketing, mas chega a hora de vender e sua equipe de vendas coloca tudo a perder.

      Os 8 passos acima de nada adiantarão se sua equipe comercial não for de alta performance. Lembre que o marketing não realiza a venda – ele deixa a equipe comercial na cara do gol e cabe somente aos vendedores marcarem-no!

      Por isso estou escrevendo um passo a passo totalmente dedicado sobre a importância do departamento comercial de alta performance.

      Agora é com você! Gostou do passo a passo acima? Retribua compartilhando com outras pessoas.

      • Facebook (o maior do mundo, ajude outras pessoas a se informarem)
      • Twitter (o que mais alimenta a ansiedade, não deixe seus amigos esperando)
      • Google+ (o patinho feio, não deixe ele morrer)
      • LinkedIn (o mais corporativo de todos, que tal mostrar que você estuda frequentemente)
      • Email (o mais velho de todos, esse com certeza serve até para nossos avós)

        FIQUE POR DENTRO!

        Insira seu e-mail para receber mais dicas do nosso blog!

        VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESTES ARTIGOS:

        Como vender mais: marketing e da propaganda + Checklist