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      Gestão de Mídias Sociais: como realizar uma comunicação profissional na internet

      Estar presente nas redes sociais, gerenciar os canais de comunicação online e realizar vendas pela internet ainda é um mistério para alguns empreendedores que iniciam agora na rede. A grande pergunta que todos fazem é a mesma: como realizar uma comunicação eficiente com clientes e prospects por meio das redes sociais?

      A gestão de mídias sociais surgiu juntamente com o avanço da comunicação na internet – empresas preocupam-se cada vez mais em estar presentes e dar vida a seus perfis e páginas para conseguir atrair mais clientes para o seu negócio. Muitas pecam por não possuir um planejamento online muito bem definido.

      Gestão de mídias sociais: como realizar uma comunicação profissional na internet

      Por isso, no texto de hoje, trarei algumas dicas para que você aprenda a realizar a gestão de mídias sociais, e consequentemente, uma melhor publicidade online de seus produtos ou serviços na internet. Tudo pronto para começar? Então vamos lá!

      1- Conteúdo Relevante

      Gestão de mídias sociais: crie conteúdos relevantes

      Um dos grandes empecilhos para quem vai começar a realizar a gestão de mídias sociais de uma empresa é a definição do conteúdo. Muitas vezes a falta de conhecimento sobre o público-alvo atrapalha na hora de definir o que será exposto nas redes sociais – isso pode ajudar a responder por que muitas empresas falam apenas do que vendem na hora de divulgar sua marca.

      Para conseguir realizar a gestão de mídias sociais com conteúdo de qualidade, é necessário que primeiramente você adquira as informações sobre as pessoas que compõem o seu público-alvo: gênero, faixa etária, localização, hobbies, necessidades e objetivos são algumas das informações que você necessita para saber direcionar a comunicação.

      Depois, você deve apresentar conteúdos que atraiam e tragam a sensação de novidade para seus prospects – uma vez que isso seja bem definido, você passará a criar conteúdos que levantem possíveis problemas que podem ocorrer simplesmente pelo fato da pessoa não adquirir tal produto ou serviço. Por isso, será importante mapear os objetivos de seu público-alvo.

      Uma vez que você conseguiu atrair a atenção das pessoas para seu conteúdo e ao mesmo tempo levantou possíveis problemas, chegou a hora de apresentar as soluções. É aí que começamos a falar mais a respeito de nossa empresa e como ela pode ajudar a resolver todos aqueles problemas e ao mesmo tempo trazer os benefícios para que as pessoas conquistem seus objetivos.

      Caso você queira aprofundar-se em criar um conteúdo relevante seguindo as etapas do funil de vendas, recomendo que leia o post sobre Marketing de Conteúdo que eu mesmo escrevi para o blog.

      2- Frequência

      Gestão de mídias sociais: tenha certa frequência

      Outro problema que pode “travar“ seu planejamento online é não existir uma frequência para divulgação de seus conteúdos. Além de ajudar sua empresa a aparecer constantemente nas redes sociais, a frequência ajuda a eliminar possíveis vazios em sua comunicação.

      Por exemplo: você possui 5 conteúdos interessantíssimos que podem gerar um engajamento legal dentro do Facebook com seus fãs, e melhor ainda, possui potencial para atrair novos. O que você prefere? Divulgar todos em um dia só e correr o risco de serem publicados em horários indesejáveis para o seu público ou dividir esses 5 conteúdos durante a semana, podendo escolher os melhores horários de acordo com o que você viu no Facebook Insights?

      Acredito que para a obtenção da gestão de mídias sociais eficiente a resposta será sempre a segunda opção, não é mesmo? E se você não sabe qual a frequência recomendada para cada rede social, não tem problema! Para ajudá-lo em seu planejamento online, separei a recomendação dos especialistas para cada um dos principais canais:

      • Facebook: 1 a 2 vezes por dia;
      • Google Plus: 1 a 2 vezes por dia;
      • Linkedin: 1 vez por dia ;
      • Instagram: 1 a 2 vezes por dia;
      • Twitter: 3 a 5 vezes por dia;
      • Youtube: 1 a 4 vezes por mês;
      • Pinterest: 1 a 5 vezes por dia.

      Obviamente é apenas uma recomendação. Durante a gestão de mídias sociais, conforme o seu público for interagindo, você saberá qual é a frequência ideal para você e sua marca se comunicarem. De qualquer forma, está aí uma dica que o ajudará a pelo menos começar a se comunicar constantemente com as pessoas.

      3- Investimento em Publicidade Online

      Gestão de mídias sociais: invista em publicidade online

       

      Essa é uma recomendação de 10 entre 10 especialistas de marketing. Hoje em dia não há como depender apenas do alcance orgânico nas redes sociais. É notável, em canais como o Facebook, por exemplo, a queda no alcance de publicações orgânicas (aquelas que você não investe para atrair mais fãs).

      Logo, para realizar uma gestão de mídias sociais eficiente, sua empresa deve levar em consideração dois fatores: a qualidade do conteúdo produzido e os objetivos do mesmo dentro das redes sociais + a verba destinada para anúncios definida no planejamento online, que o ajudará a atingir os objetivos definidos. Alguns exemplos de objetivos: enviar pessoas para o seu site, conquistar mais fãs, capturar leads, realizar vendas, etc.

      Algumas redes sociais já aceitam o real (R$) como pagamento de publicidade online e isso já é um empecilho a menos para que você comece a anunciar e realizar uma gestão de mídias sociais de sucesso. Os canais que aceitam pagamento por meio da nossa moeda são:

      • Facebook
      • Instagram
      • Twitter
      • Youtube
      • Google Adwords (não é uma rede social, mas pode ajudá-lo a trazer resultados)

      Agora não há mais desculpas! Você só precisa descobrir em qual rede social o seu público está mais inserido, traçar uma estratégia de marketing digital, realizar a gestão de mídias sociais, investir no canal que mais trará retorno para o seu negócio e começar a prospectar clientes.   

      4- Calendário Editorial

      Gestão de mídias sociais: possua um calendário editorial

      Talvez esse seja um dos itens mais importantes para definir como funcionará o marketing de conteúdo na hora de fazer a gestão de mídias sociais. O calendário editorial nada mais é do que um documento que possui toda a programação de sua estratégia de conteúdo. Nele, você encontrará itens como:

      – Datas para publicação;

      – Datas para promoções e campanhas;

      – Temas a serem abordados e formatos dos textos;

      – Palavras-chave definidas para sua estratégia de SEO;

      – Persona (público-alvo).

      Na prática, ele não passa de um planejamento que orientará toda a sua produção de conteúdo na hora realizar a gestão das mídias sociais – e, ao mesmo tempo, dará a você uma visão 360º sobre suas estratégias e promoções por meio das redes sociais. Dentre as vantagens em se trabalhar com essa importante ferramenta de planejamento online, podemos destacar:

      1- Organização e planejamento;

      2- Controle sobre a estratégia;

      3- Boa forma de avaliar quais conteúdos trazem mais resultados;

      4- Uma maneira de obter “insights” sobre a divulgação do seu negócio;

      5- Melhor compreensão de como funciona a estratégia de marketing.

      Essas são apenas algumas das vantagens dessa importante ferramenta para gestão de mídias sociais. Se você enxergou valor e não possui a mínima ideia de como criar um calendário editorial para o seu negócio, seus problemas acabaram!

      Elaborei um modelo simples de calendário editorial que o ajudará na gestão de mídias sociais, para que funcione com qualidade e resultado! Para baixar essa ferramenta valiosíssima para o seu planejamento online, basta clicar aqui:

      BAIXAR CALENDÁRIO EDITORIAL PARA GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS

      Espero que seja de grande valia e o ajude a conquistar muitos fãs e clientes pela internet 🙂

      5- Análise de desempenho da Gestão de Mídias Sociais

      Gestão de mídias sociais: fique de olho nas métricas

      “O que não é medido não pode ser melhorado”

      Essa frase define bem a importância de não se medir apenas os resultados da sua gestão de mídias sociais, mas também de tudo que você for aplicar de novo na sua empresa. Não adianta aplicar um “insight” em sua estratégia de marketing digital se você não avaliar se os objetivos foram cumpridos, se o ROI gerado foi satisfatório ou se você precisará mudar tudo que foi planejado.

      Resumindo: sempre que você for realizar algo que envolva o marketing ou as vendas, fique de olho se tudo está saindo conforme o planejado – através da análise das métricas. Para facilitar sua vida, levantei as principais métricas para avaliar seu engajamento na gestão de mídias sociais:

      Facebook: nº de seguidores, média de curtidas, média de comentários, média de compartilhamentos, número de pessoas falando sobre;

      Google Plus: nº de seguidores, média de +1 (equivalente às curtidas), média de comentários, média de compartilhamentos;

      Instagram: nº de seguidores, média de curtidas, média de comentários, hashtags utilizadas;

      Twitter: nº de seguidores, impressões, média de replies, nº de menções, média de retweets;

      Youtube: nº de assinantes do canal, média de visualizações dos vídeos, média de “gostei”, média de compartilhamentos, frequência de reprodução dos vídeos e tags utilizadas;

      Linkedin: nº de seguidores, média de impressões, média de comentários, média de compartilhamentos.

      Bom, aqui deixo claro que cumpri meu objetivo de compartilhar esse conhecimento sobre gestão de mídias sociais que pode ajudar sua empresa a se comunicar de uma forma mais profissional na internet. Não se esqueça de baixar o presente que concedi a você nesse post – ele pode facilitar e muito seu caminho na hora de traçar um planejamento online.

      Gestão de mídias sociais: baixe o calendário editorial

      BAIXAR CALENDÁRIO EDITORIAL PARA GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS

      Espero que tenha gostado e espero que consiga obter muito sucesso na internet aplicando essas ou outras dicas que oferecemos aqui em nosso blog. Se você tiver alguma dúvida ou algo para acrescentar nesse post, não hesite em deixar um comentário por aqui. Quero ajudar em tudo que puder.

      Se você conhece mais pessoas que precisam de ajuda com gestão de mídias sociais, compartilhe esse conteúdo e ajude mais empresas a “sair do casulo” e brilhar muito na internet. Até a próxima!

      Gostou? Então compartilhe esse post para que mais e mais pessoas aprendam Como se comunicar de uma forma profissional na internet.

      • Facebook (o maior do mundo, ajude outras pessoas a se informarem)
      • Twitter (o que mais alimenta a ansiedade, não deixe seus amigos esperando)
      • Google+ (o patinho feio, não deixe ele morrer)
      • LinkedIn (o mais corporativo de todos, que tal mostrar que você estuda frequentemente)
      • Email (o mais velho de todos, esse com certeza serve até para nossos avós)

       

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