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      Publicidade Online

      Vendas pela internet: o bê-a-bá do marketing digital

      Enfim chegamos ao último conteúdo da série: tipos de marketing que irão revolucionar sua empresa! Depois de perceber como o marketing de relacionamento e o marketing de conteúdo podem contribuir para melhorar sua estratégia de vendas pela internet, chegou a hora de conhecer dentre os tipos de marketing, o que vai ser praticamente seu laboratório para aplicar tudo que vimos nesta série.

      Antes de começar, gostaria de aproveitar para dizer que escrever esses conteúdos sobre como aumentar as vendas pela internet tem sido uma experiência mútua de aprendizado. E que sua contribuição, com comentários e dúvidas, irá ajudar a nortear as próximas produções para o blog da Kryzalis.

      Os tipos de marketing para aplicar nas vendas pela internet

      Agora chega de enrolação e vamos ao que interessa: “O último dos tipos de marketing que você precisará aplicar em sua estratégia para melhorar as vendas pela internet!”

      O Marketing Digital

      Como trabalhar as vendas pela internet por meio do marketing digital

      É o conjunto de ações e estratégias que uma empresa (ou pessoa) executa online, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca, consequentemente aumentando as vendas pela internet.

      Exemplos: redes sociais, links patrocinados, otimização de sites, e-mail marketing, etc.

      As empresas estão utilizando o marketing digital nas vendas pela internet e nos negócios desde que a internet passou a ser considerada a maior fonte de informação no mundo. A grande vantagem desse em relação aos outros tipos de marketing é a variedade de ferramentas da publicidade online que você pode trabalhar nele.

      Três passos para trabalhar o marketing digital na sua empresa:

      #1 – Monte uma lista de e-mails

      Vendas pela internet: lista de e-mails

      Essa é a forma mais antiga de se fazer marketing digital e publicidade online. Começou com muita força quando as empresas perceberam o poder desta ferramenta, porém vem perdendo um pouco de credibilidade devido ao fato de algumas empresas comprarem suas listas de e-mails e enviarem SPAM – essa inclusive é uma técnica não recomendada para se fazer vendas pela internet.

      É essencial que você gere essa lista de forma orgânica. Você deve capturar e-mails de pessoas que realmente estão interessadas em sua empresa. Com isso, sentirá a potência da construção de um relacionamento sólido com seus clientes e prospects e verá como ela o ajudará a ter um desempenho melhor nas vendas pela internet.

      Para conseguir capturá-los e começar as ações de vendas pela internet, você precisará utilizar-se de estratégias tanto de marketing de conteúdo quanto de marketing de relacionamento. Procure sempre oferecer algo valioso que faça com que o público deixe o e-mail com sua empresa.

      Resumindo, a troca de informações deve beneficiar ambos os lados: você, com o e-mail daquele cliente ou futuro cliente para fazer suas campanhas de e-mail, visando aumentar as vendas pela internet e o público, com o material, o brinde ou o desconto que sejam realmente importantes para ele.

      Fique atento e tenha cuidado na hora de fazer suas campanhas de e-mail marketing, pois elas podem ser uma excelente forma de promover seus produtos ou serviços na publicidade online e gerar vendas pela internet.

      #2 – Marque presença nas redes sociais

      Vendas pela internet: as redes sociais

      A maioria dos brasileiros estão nelas. Provavelmente seus concorrentes também já estão aplicando suas táticas de vendas pela internet nas mesmas. Então, por que você não estaria? Muitos dos produtos ou serviços que as pessoas adquirem são assuntos nesses ambientes.

      É o caminho mais fácil para você interagir com seu público na internet e, vai por mim: mesmo que sua empresa não esteja presente nas redes, sem dúvida alguma, seu público estará lá e digo mais: estarão falando de você!

      E mais ainda: você estará perdendo oportunidades de gerar vendas pela internet!

      Por isso é importante marcar presença nas redes sociais, criando vínculos e fornecendo posts que agreguem valor tanto para sua empresa quanto para seus seguidores. A longo prazo, essa presença na internet fará com que você consiga realizar muitas vendas pela internet.

      Procure sempre ter uma frequência de postagens nas redes sociais e utilize aquela pesquisa que você fez lá quando montou sua estratégia de marketing de conteúdo para criar coisas interessantes para o seu público, que ao mesmo tempo façam sua publicidade online.

      Além de auxiliar nas vendas pela internet, um trabalho bem feito nas redes sociais pode contribuir para que sua empresa ganhe relevância para os algoritmos e, consequentemente seja mais vista pelas pessoas.  

      #3 – Faça seu site aparecer nos sites de busca

      Vendas pela internet: mecanismos de busca

      Com certeza você já viu em algum lugar sobre publicidade online e a importância que seu site aparecer no Google pode ter para ajudar nas vendas pela internet, certo? Mas não é tão simples assim, já que o Google possui uma série de critérios para determinar qual site irá aparecer no topo das buscas.

      No marketing digital, essa otimização do site para estar bem colocado no Google chama-se SEO (Otimização para Mecanismos de Pesquisa), que possui como objetivo determinar quais mudanças devem ser feitas em seu site para que ele ganhe uma posição de destaque nos resultados do Google.

      Para ajudar, destacarei dois pontos essenciais (dentre os vários que existem) considerados pelo Google na hora de definir quem deve estar no topo dos resultados das buscas, e que você pode testar agora. Vale frisar que, se o seu site não obedecer a esses padrões, você pode estar deixando de realizar muitas vendas pela internet.

      Dois pontos essenciais que o Google avalia:

      • Responsivo: seu site deve estar otimizado para telas de tablets e smartphones (você pode descobrir isso clicando aqui);
      • Rapidez: seu site deve ser carregado rapidamente para os usuários (teste isto clicando aqui).

      Fique atento:

      Vendas pela internet: fique atento!

      • Os padrões de compra das pessoas mudaram e fazer vendas pela internet é um desafio constante. Por isso, fique atento às novidades do mercado online:
      • Os usuários online possuem maiores expectativas no momento da aquisição de um produto ou serviço. É necessário que sua empresa supere-as;
      • O internauta busca facilidade, acesso facilitado à informação sobre o produto, prazo de entrega curto e boa reputação da empresa;
      • Foque sempre em proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes;
      • Oferecer recompensas pelo relacionamento pode ser fundamental para determinar a fidelização deles e atrair alguns outros, consequentemente aumentando as vendas pela internet.

      Nota: lembre que nenhuma ação trará resultados se você não a colocar em prática.

       Os 8 segredos - Como atrair clientes

       

      Recapitulando… Os 3 tipos de marketing:

      Vendas pela internet: recapitulando os tipos de marketing

      1. O marketing de relacionamento é quando você busca criar uma relação de fidelidade com seus clientes por meio de benefícios e vantagens, com a finalidade de transformá-los em fãs de seus produtos e serviços;
      2. O marketing de conteúdo é a produção de conteúdo com o objetivo de gerar valor para os seus clientes, e ao mesmo tempo, conquistar autoridade e vendas para sua marca;
      3. O marketing digital é o conjunto de ações e estratégias que uma empresa (ou pessoa) executa online, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca, consequentemente aumentando as vendas pela internet.

      Esses são os tipos de marketing que você precisa conhecer para começar a trabalhar suas vendas pela internet (veja também os posts sobre marketing de relacionamento e marketing de conteúdo).

      Chegou a hora de aplicar. Por onde devo começar?

      Vendas pela internet: começando a aplicar os tipos de marketing

      É importante ressaltar que não há uma ordem a ser seguida e que os tipos de marketing que apresentei se relacionam, e muitas vezes interagem entre si.

      Por exemplo:

      Sua empresa decide usar o Facebook como canal de vendas pela internet. Você precisará estar online (marketing digital), criar os posts para atrair o interesse do público-alvo (marketing de conteúdo) e também sanar todas as dúvidas das pessoas que falam com a sua empresa no inbox de uma forma personalizada (marketing de relacionamento).

      Obviamente você precisará se aprofundar nessas dicas de marketing para determinar como funcionará sua estratégia de publicidade online e como suas vendas pela internet deverão ser alavancadas. Mas minha intenção aqui é chamar sua atenção para as pequenas mudanças que você pode começar a fazer em sua empresa, principalmente na forma de ela relacionar-se com os clientes pela internet.

      Minha dica final é: use e abuse da criatividade, mas não se distancie daquilo que é o universo de sua marca.

      Por fim, deixo aqui uma das lições do “Guru do Marketing Digital”,Philip Kotler, que sintetiza tudo que abordamos nesta série de posts:

      “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

      É isso! Espero tê-lo ajudado a gerar “insights” para sua empresa com estes tipos de marketing 🙂

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      Até a próxima!

       

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