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      10 Dicas para um e-mail marketing eficiente – Parte 1

      Você não faz ideia de por onde começar a montar a sua base de e-mails para uma campanha de e-mail marketing, ou já possui essa base, mas dispara milhares de e-mails no mês e não realiza nenhuma venda?

      Deseja saber como obter uma enxurrada de vendas através de um e-mail marketing profissional?

      Vem comigo, que eu lhe ensino.

       

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      O e-mail marketing ganha disparado como melhor ferramenta para realizar vendas através da internet, desde que suas campanhas sejam feitas corretamente.

      Se ainda duvida do potencial do e-mail marketing, dê uma olhada nesse gráfico que coloquei aqui na tela (vide vídeo).

      Observe que ele é um dos canais que mais trazem retorno sobre o investimento (ROI).

      Se investir R$1000,00 em e-mail marketing e a mesma quantia em uma campanha no Facebook, por exemplo, o primeiro lhe trará muito mais retorno.

      Deixarei o link para que você possa acessar os dados dessa pesquisa de maneira completa: https://www.campaignmonitor.com/resources/guides/email-marketing-new-rules/.

      Observe, nessa outra imagem, que o e-mail marketing é 40X mais eficiente do que o Twitter e o Facebook para aquisição de clientes (vide vídeo).

      Agora, acredito que não possui mais nenhuma dúvida sobre o potencial do nosso amigo, correto?

      Vamos às primeiras 5 dicas para fazer um e-mail marketing correta e eficientemente.

      1) Não compre base de e-mails

      “Mas, João, o rapaz aqui tem uma penca de e-mails, mais de 1 milhão. Tem nome, e-mail, a cidade, é segmentado por região, cara. Vou comprar essa base de e-mails e irei arrebentar de vender, você vai ver só”.

      Não faça isso, Zé, por favor. Não compre essa lista.

      Por quê?

      Você pode cair no spam

      O que seria isso?

      Quando envia sua campanha de e-mail marketing, deve enviá-la através de um e-mail, que será o da sua empresa, certo? Já que está divulgando o seu negócio.

      Vamos supor que seu e-mail seja: ze@suaempresa.com.br.

      Quando disparar um e-mail para essa base de mais de 1 milhão de contatos, os servidores vão perceber que essa lista não é sua.

      Como ele irá perceber isso?

      As pessoas que recebem seu e-mail, por não terem lhe dado autorização, o marcarão como spam, já que existe um botão na caixa de entrada de e-mails em que é possível marcar como spam quando o remetente não é conhecido.

      Quando uma porcentagem de spam é atingida, os servidores de e-mail – como o Gmail, o Hotmail ou o servidor que hospeda os e-mails da própria empresa – começarão a entender que todos os e-mails que chegarem da @suaempresa.com.br devem ser bloqueados.

      Não cairão nem na caixa de entrada. Muitas vezes, irão diretamente para a caixa de spam e poderão até mesmo nem chegar até essa.

      Preste muita atenção: não compre lista de e-mails.

      Além de não oferecer resultado, sujará o nome da sua empresa.

      Isso é péssimo para a sua marca – não faça isso!

      Citei aqui que seu domínio cairá em uma blacklist, que é esse exemplo que mencionei: todo e-mail que enviar, mesmo que enviado de sua caixa de entrada e não spam, o servidor identificará essa empresa como uma que faz spam e se recusará a entregar esse e-mail, o colocará na caixa de spam ou o bloqueará.

      Se isso for feito com a sua empresa, irá encontrar uma enorme dificuldade em sua vida. Você não conseguirá enviar mais orçamentos ou responder o e-mail de sua base de contatos.

      Por isso, nunca compre uma lista de e-mails. Monte a sua própria.

      “João, você disse que eu não devo comprar, que eu devo criar minha própria lista. Mas como vou criá-la? Não faço ideia de como começar. Pode me ajudar?”

      Darei um exemplo: suponhamos que seja um fisioterapeuta e que resolva criar um eBook – que é um PDF, um arquivo digital – no qual serão oferecidas dicas de alguns exercícios para melhorar as dores nas costas.

      Você também irá disponibilizar esse eBook em seu blog, certo?

      Para a pessoa baixá-lo, ela deve deixar o nome e o e-mail.

      Quando ela os deixa, você consegue começar a construir a sua base de e-mails, sendo que deve enviar frequentemente conteúdos para essa base.

      Propagandas?

      Não!

      Mas sim conteúdo de qualidade, materiais que ajudem seu cliente a resolver algum problema.

      Você criará uma relação – com isso, as pessoas começarão a divulgar seu material, e, inclusive, pode divulgá-lo nas redes sociais para conseguir cada vez mais e-mails para sua base.

      É trabalhoso?

      É.

      É trabalho de formiguinha?

      É.

      Você deve ter muita paciência a médio e longo prazo?

      Sim.

      Mas é a única forma de criar uma base própria, que lhe trará retorno em médio e longo prazo.

      2) Escreva um assunto impossível de ser ignorado

      Pense o seguinte: o assunto é o primeiro contato de sua campanha com o seu receptor.

      Ele é capaz de fazê-lo clicar e abrir seu e-mail.

      Se esse assunto não for impossível de ser ignorado, a pessoa não lerá seu e-mail – vai arquivá-lo e assim, perderá a chance de vender o seu produto ou serviço.

      Preste atenção: se fosse dono de uma padaria, qual dos seguintes e-mails abriria?

      1º: Novidades em nosso blog

      2º: Nova fórmula de farinha que faz render 2 pães a mais do que as antigas

      Se fosse dono de padaria, com certeza ficaria muito mais curioso para abrir o e-mail.

      Por quê?

      Vai direto ao ponto, traz algo interessante para a pessoa que lê.

      Seu assunto deve ir ao encontro do que a pessoa gostaria de ler, abrir e encontrar em seu e-mail.

      Mas não se esqueça disso: o seu e-mail DEVE entregar a promessa feita no assunto, se não, jogou tudo fora.

      Você fez a pessoa clicar naquele e-mail que falamos acima, então ela entra lá e vê que está querendo vender um artigo de futebol. Acabou, né, cara?

      Um conteúdo coerente com o assunto é necessário, o qual deve convencer a pessoa a clicar e acessar esse e-mail.

      3) Crie um e-mail personalizado

      Personalize o e-mail colocando o nome da pessoa que irá receber sua campanha.

      Quando faz isso, o e-mail torna-se bem mais pessoal.

      Isso aumenta os resultados consideravelmente.

      Dá uma olhadinha nesse e-mail que o booking.com me enviou (vide vídeo).

      “João, mas como eu faço isso, cara? Tenho uma base de 1000 e-mails, construída com muito trabalho. Como conseguirei mandar esses 1000 e-mails, um de cada vez, colocando o nome de cada pessoa? Isso é impossível!”

      Calma, Zé. Existem ferramentas que fazem isso, desde que você possua os nomes das pessoas em sua base de e-mails.

      Assim, a ferramenta se encarrega de fazer todo o trabalho, desde que você coloque o que chamamos de variável (o primeiro nome) no assunto ou no corpo do e-mail que deseja.

      A ferramenta completará essa variável com o nome da pessoa.

      Bem fácil, né?

      Tá gostando das dicas?

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      4) Escreva o e-mail em um formato pessoal

      O que seria isso?

      Quando redigir seu e-mail marketing, quanto menos empresa parecer e mais pessoal for, maior será o resultado.

      Por que isso?

      As pessoas se conectam com outras pessoas e não com empresas.

      Ninguém conversa com um CNPJ. Pessoas conversam com pessoas.

      Dá uma olhada nesse e-mail que recebi, que parece ter sido escrito por um amigo, quando na verdade é uma campanha de e-mail marketing (acesse o vídeo).

      “Entendi. Então vou escrever um e-mail igual converso com a minha família no ‘zap zap’. Vai ser show de bola, vou vender muito. É isso aí, né?”

      Não, Zé!

      Não é para ser tão pessoal assim. Seja pessoal, mas escreva corretamente, não abrevie as palavras e não se esqueça de transmitir uma imagem profissional.

      5) Defina a frequência ideal para o seu público

      Cuidado com a frequência.

      Mas antes de falarmos sobre essa dica e eu lhe explicar como ela funciona, inscreva-se em nosso canal ou se estiver no Facebook, curta nossa fanpage, para poder receber novos vídeos e ajudar nosso canal a crescer.

      Voltando ao assunto…

      O que eu quis dizer para tomar cuidado com a frequência?

      Não envie e-mail todo santo dia. Se fizer isso, irá perder a pessoa – ela irá descadastrar-se da sua base.

      “Então posso enviar propaganda a cada 1, 2 ou 3 dias?”

      Não, não estou dizendo isso.

      O que deve fazer?

      É necessário enviar 1, 2, 3 e-mails ou 1 por semana, no máximo, contendo conteúdos que ajudem seu cliente.

      Envie aquele eBook feito por você, que soluciona muitas dúvidas dele; aquele vídeo gravado; aquele post do seu blog; aquela notícia sobre aquele mercado em que o cliente atua, para só então depois de mandar 2 ou 3 conteúdos valiosos para seu cliente, enviar um e-mail oferecendo algum produto ou serviço seu.

      Lembre que a cada 4 e-mails, pelo menos 3 devem ser enviados abrangendo conteúdos valiosos.

      Para esse vídeo não ficar muito longo e atender aos pedidos de todos, vou gravar um segundo, contendo mais 5 dicas de como trabalhar um e-mail marketing de maneira profissional.

      Dá uma olhada aqui do lado, estou deixando mais 2 vídeos que podem ajudar seu negócio na internet e nos vemos no próximo vídeo.

        FIQUE POR DENTRO!

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